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Efeitos da duração do modelo na sensibilidade ao reforço e na alocação de respostas de observação

Processo: 24/07401-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 31 de julho de 2024
Data de Término da vigência: 06 de novembro de 2024
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia Experimental
Pesquisador responsável:Gerson Aparecido Yukio Tomanari
Beneficiário:João Lucas Bernardy Cardoso
Supervisor: Timothy A. Shahan
Instituição Sede: Instituto de Psicologia (IP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: Utah State University (USU), Estados Unidos  
Vinculado à bolsa:23/07516-4 - Efeitos de esquemas de reforçamento sobre respostas de observação e superseletividade de estímulos, BP.PD
Assunto(s):Atenção   Humanos   Análise experimental do comportamento
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:atenção | escolha de acordo com o modelo | Humanos | Lei da igualação | Respostas de Observação | Análise Experimental do Comportamento

Resumo

Dentro da Psicologia comportamental, a atenção é geralmente estudada como uma resposta observacional operante mantida pela produção de estímulos relevantes. A plausibilidade dessa interpretação é sustentada pela adesão dos dados à lei de igualação, que parece ser uma abordagem adequada ao estudo da atenção dividida, conforme demonstrado por resultados experimentais com pombos como sujeitos e uma tarefa de escolha de acordo com o modelo com atraso. No entanto, esses mesmos resultados revelam uma dependência entre a duração do estímulo modelo e a acurácia, que é interpretada em termos de atenção diferencial para elementos do estímulo. Nosso objetivo é testar essa interpretação com participantes humanos, manipulando a duração do estímulo modelo enquanto medimos os movimentos oculares através da tecnologia de rastreamento dos olhos. Considerando a relevância do trabalho realizado nesse campo pelo supervisor no exterior e as semelhanças entre os laboratórios, propomos um plano de trabalho para conduzir um experimento que se encaixe no escopo dos programas de estágio de pesquisa no exterior, estabelecendo uma colaboração internacional entre grupos de pesquisa.

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