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Uma excursão pelo playground da História: Comodificação da Memória no "Discovery Tour" em Assassin's Creed (2017-2020)

Processo: 24/02459-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2024
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2026
Área de conhecimento:Ciências Humanas - História
Pesquisador responsável:Marcos Francisco Napolitano de Eugenio
Beneficiário:Robson Scarassati Bello
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Memória   Jogos de computador   História da cultura
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Comodificação | memória | Videogame | História da Cultura

Resumo

Este projeto de pesquisa tem como primeiro objetivo investigar o modo educativo chamado "Discovery Tour" em três jogos eletrônicos principais da série Assassin's Creed entre 2017 e 2020. Os jogos desta série representaram, em diversos episódios, variados tempos históricos, e nestes três últimos games, apresentaram narrativas, espaços e jogabilidades sobre eventos do Egito Antigo, no tempo de Cleópatra; a Guerra do Peloponeso na Grécia Antiga; e as "invasões Viking" na Noruega e Inglaterra do século IX. O modo "Discovery Tour" destaca o espaço de jogo e o torna uma experiência museal, onde os jogadores interagem com "pontos" que apresentam documentações e explicações arqueológicas e históricas sobre o período. A pesquisa dá continuidade a constituição dos videogames como objeto de estudo da História e propõe-se a analisar criticamente a forma e o conteúdo as representações a fim de compreender-se de que forma esse "Discovery Tour" re-apresenta o passado educacionalmente para uma geração de jovens jogadores. Pretende-se compreender essa produção dentro dos desdobramentos em diversos suportes materiais e outras formas dessa nova mídia, e inserí-los em uma Indústria Cultural, que constrói memória histórica e pauta o debate público sobre o passado. A hipótese a ser investigada é como e se articulação entre experiência museal, memória histórica, e espaço de interatividade estão conectados a uma lógica de reificação e comodificação do passado. O papel do historiador e do professor de história vai além de simplesmente tornar os produtos de consumo acessíveis. Eles desempenham um papel fundamental na construção de um trabalho crítico que capacita as pessoas com as ferramentas necessárias para compreender de maneira pública tanto a forma quanto o conteúdo representativo desses produtos.

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