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Quais caminhos são trilhados através dos itinerários formativos? Um estudo sobre a implementação da reforma do ensino médio e seus efeitos sobre o ingresso na educação superior

Processo: 24/06096-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2024
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2026
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Sociologia - Outras Sociologias Específicas
Pesquisador responsável:Murillo Marschner Alves de Brito
Beneficiário:Carolina Bueno Stefani
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:22/03165-0 - Expansão com Equidade? Origens sociais e destinos educacionais no acesso ao Ensino Superior no Brasil, AP.PNGP.PI
Assunto(s):Sociologia educacional
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:estratificação educacional | Reforma do Ensino Medio | Sociologia da educação

Resumo

A problemática que permeia este projeto de pesquisa de mestrado está centrada na análise de desigualdades educacionais, a partir da literatura de estratificação educacional. A agenda de estudos de estratificação dos sistemas educacionais parte da investigação da relação entre o funcionamento do sistema escolar e a origem social dos alunos que passam por ele - isto é, como as características de origem socioeconômica dos alunos podem interferir na sua trajetória escolar. Por meio de uma investigação sobre a implementação da reforma do Ensino Médio, esta pesquisa pretende responder a seguinte pergunta: como se dá a implementação da reforma do Ensino Médio e quais as suas possíveis implicações no acesso dos alunos ao Ensino Superior? O principal objetivo é investigar as diferenças qualitativas entre a implementação da reforma em escolas do município de São Paulo, diferenciadas entre si pelas origens sociais de seus alunos, e entender quais as consequências na trajetória escolar dos alunos. Nessa chave, as possíveis desigualdades na implementação da Nova Reforma do Ensino Médio tornam-se motivadoras para pensá-la a partir da discussão de como diferentes caminhos educacionais afetam o alcance educacional dos indivíduos, na medida em que influenciam nas progressões dos estudantes. Ainda, instiga a proposta de compreender como as origens sociais e possíveis diferenças qualitativas do ensino básico influem, de maneira desigual, sobre trajetórias educacionais.

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