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Impacto de elevados dv/dt e di/dt produzidos por dispositivos WBG em cargas e cabos

Processo: 24/10913-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2024
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2025
Área de conhecimento:Engenharias - Engenharia Elétrica - Eletrônica Industrial, Sistemas e Controles Eletrônicos
Pesquisador responsável:Jose Antenor Pomilio
Beneficiário:Eduardo Marcomini Arantes
Instituição Sede: Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação (FEEC). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Empresa:Ministério da Defesa (Brasil). Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). Divisão de Engenharia Mecânica (IEM)
Vinculado ao auxílio:21/11258-5 - Centro de Pesquisa em Engenharia para a Mobilidade Aérea do Futuro (CPE-MAF), AP.PCPE
Assunto(s):Compatibilidade eletromagnética   Eletrônica de potência
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:compatibilidade eletromagnética | eletrônica de potência | Eletrônica de Potência

Resumo

A potência demandada para propulsão de uma aeronave indica que é necessário operar com tensões superiores aos preceitos da MEA (tipicamente até 270 V, em CC). Para a faixa kV, esse aumento de tensão traz desafios em relação aos componentes do sistema: cabos, máquinas elétricas, conversores, proteções, etc. Em relação aos conversores eletrônicos de potência para propulsão, o foco está em topologias que utilizam dispositivos wide band gap (WBG). Tais dispositivos, devido à sua capacidade de comutação rápida (alto dv/dt e di/dt) impõem novos desafios no que diz respeito ao efeito das indutâncias e capacitâncias parasitas presentes no circuito completo, incluindo o conversor de potência, a carga e as conexões.

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