Busca avançada
Ano de início
Entree

Relatos, valores e significados da experiência de pacientes em tratamento para câncer

Processo: 24/07046-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2024
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2025
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Tratamento e Prevenção Psicológica
Pesquisador responsável:Maria Cristina de Oliveira Santos Miyazaki
Beneficiário:Thiago Pestillo Seles
Instituição Sede: Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (FAMERP). Secretaria de Desenvolvimento Econômico (São Paulo - Estado). São José do Rio Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Neoplasias   Assistência centrada no paciente   Humanização da assistência   Psico-oncologia
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:câncer | Cuidado centrado no paciente | Experiência do Paciente | humanização da assistência | Psico-oncologia | Psico-Oncologia

Resumo

Câncer é um problema de saúde pública cujas taxas têm aumentado mundialmente. Seu diagnóstico e tratamento estão associados a sofrimento e várias práticas têm sido utilizadas para humanizar essa experiência, como a escuta ativa para as demandas do paciente; a adequação do tratamento às necessidades individuais; o incentivo à participação ativa e à autonomia. Essas estratégias favorecem o engajamento, com impacto positivo sobre o tratamento. O objetivo deste estudo é compreender a vivência e a percepção de pacientes com câncer sobre o quanto se sentem participativos e ouvidos em seu processo de tratamento. Esta é uma pesquisa exploratória, descritiva, transversal e qualitativa, com amostra de conveniência composta por pessoas atendidas no Instituto do Câncer (ICA) de um hospital de ensino de alta complexidade do interior de São Paulo. Os participantes serão convidados a participar do estudo e aqueles que aceitarem assinarão Termo de Consentimento Livre e Esclarecido e participarão de uma entrevista gravada. Espera-se, com este estudo, compreender a vivência e a percepção dos pacientes e auxiliar a equipe a aprimorar o atendimento prestado.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)