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Produção de tecnologia educacional em mídia audiovisual sobre autocateterismo para adolescentes com mielomeningocele e bexiga neurogênica

Processo: 24/09147-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2024
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2025
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Enfermagem - Enfermagem Pediátrica
Pesquisador responsável:Myriam Aparecida Mandetta
Beneficiário:Lara Luiza Sousa
Instituição Sede: Escola Paulista de Enfermagem (EPE). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus São Paulo. São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Adolescentes   Bexiga urinaria neurogênica   Educação em saúde   Meningomielocele
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:adolescente | bexiga urinária neurogênica | educação em saúde | Enfermagem Pediátrica | Meningomielocele | tecnologia educacional em saúde | Enfermagem Pediátrica e Educação em saúde

Resumo

Introdução: adolescentes com mielomeningocele apresentam disfunções neurogênicas da bexiga, sendo indicado o cateterismo vesical intermitente limpo. No entanto, nessa fase da vida, eles vivencíam constrangimentos sociais devido a necessidade de se submeter a esse procedimento, ainda desconhecido para grande parte da sociedade, o que pode dificultar sua integração na vida social, com impacto negativo na autoestima e modificações significativas em sua rotina diária. Dessa maneira, o aprendizado desse procedimento torna-se um desafio para que o adolescente assuma o protagonismo de seus cuidados em saúde, com mais autonomia. Pretende-se produzir um vídeo educativo em saúde sobre a prática do autocateterismo vesical intermitente, para ser usado no ensino com adolescentes com mielomeningocele e bexiga neurogênica. Objetivo: produzir uma tecnologia educacional em saúde sobre autocateterismo vesical para adolescentes com mielomeningocele e bexiga neurogênica. Método: estudo metodológico para desenvolver tecnologia educativa audiovisual em saúde, norteado pelo referencial da Teoria Cognitiva da Aprendizagem Multimídia e o referencial metodológico baseado em Kindem e Musburger, composto pela pré-produção, produção, e pós-produção. Por se tratar de um estudo de iniciação científica, neste projeto, será conduzida a fase de pré-produção do vídeo, composta pela construção do enredo (storyline) e do argumento, embasada em revisão da literatura e pesquisa de campo com abordagem qualitativa, a fim de identificar as necessidades de informação do adolescente sobre o autocateterismo vesical intermitente. Após, serão produzidos o roteiro e a construção das cenas do roteiro (storyboard) para que posteriormente, em outro estudo, sejam conduzidas as fases de produção e pós-produção. Espera-se com esse estudo dar início à produção de um vídeo educativo para ajudar o adolescente com mielomeningocele e bexiga neurogênica a adquirir autonomia no desempenho de seus cuidados em saúde.

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