Busca avançada
Ano de início
Entree

Quem sou eu: trabalhando identidade, diversidade e respeito na comunidade escolar

Processo: 24/09559-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Programa Ensino Público
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2024
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2025
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Acordo de Cooperação: Secretaria de Educação do Estado de São Paulo
Pesquisador responsável:Vitor Souza Lima Blotta
Beneficiário:Renato de Souza Santana
Instituição Sede: Escola de Comunicações e Artes (ECA). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:22/06997-6 - Educação em direitos humanos para a promoção da equidade e prevenção às violências nas escolas, AP.EP
Assunto(s):Diversidade   Identidade   Respeito
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Diversidade | Educação em Direitos Humanos em Escolas | Identidade | Respeito | Educação em Direitos Humanos

Resumo

Trabalhar a diversidade no ambiente escolar, buscar nossas origens, como etnia, modo de falar, descendência e ascendência, definições e conceitos que esclareçam e fortaleçam as relações humanas e sociais. A escola é propícia para tal objetivo, uma vez que se constitui em um lugar com riqueza de interações, que permite o dissenso e o diálogo (o que nem sempre é possível no ambiente familiar). Isso favorece a construção de si, a empatia, o respeito ao outro e à diversidade, fomentando o respeito aos direitos humanos e a construção de um ambiente coletivo menos excludente e preconceituoso (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)