Busca avançada
Ano de início
Entree

Estratificação horizontal no acesso USP: um estudo comparativo sobre a FFLCH/USP

Processo: 24/06003-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2024
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2025
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Sociologia - Outras Sociologias Específicas
Pesquisador responsável:Murillo Marschner Alves de Brito
Beneficiário:Isabele Sousa Pantoja
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:22/03165-0 - Expansão com Equidade? Origens sociais e destinos educacionais no acesso ao Ensino Superior no Brasil, AP.PNGP.PI
Assunto(s):Classe   Gênero   Raça   Sociologia educacional
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:classe | estratificação educacional | Gênero | raça | Sociologia da educação

Resumo

Fundamentando nossa análise na abordagem dos estudos de estratificação educacional, a pesquisa busca problematizar a questão do acesso à educação enquanto um problema relativo ao modo como se estrutura a associação entre origens sociais e destinos educacionais. Trata-se de propor uma análise empírica comparada sobre os padrões de estratificação educacional - raça, classe, gênero, etc. - observados nos processos seletivos para os cinco cursos oferecidos pela FFLCH/USP (Geografia, História, Ciências Sociais, Filosofia e Letras) entre os anos de 2019 e 2023. O objetivo do projeto é investigar a capacidade das iniciativas públicas recentes em transformar a estrutura da associação entre origens sociais e destinos educacionais no acesso ao ensino superior no país, a partir do estudo do caso da Universidade de São Paulo.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)