Busca avançada
Ano de início
Entree

Formação de moléculas ultrafrias polares orientadas: uma investigação através de controle quântico ótimo e aprendizado de máquinas.

Processo: 24/09015-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2024
Data de Término da vigência: 30 de setembro de 2026
Área de conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Física - Física Atômica e Molecular
Pesquisador responsável:Edson Denis Leonel
Beneficiário:Murilo Deliberali Forlevesi
Instituição Sede: Instituto de Geociências e Ciências Exatas (IGCE). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Rio Claro. Rio Claro , SP, Brasil
Assunto(s):Aprendizado computacional   Controle quântico
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:aprendizado de máquinas | controle quântico | fotoassociação | Controle ótimo quântico

Resumo

A produção de moléculas polares ultrafrias é um importante empreendimento para a Física devido às suas aplicações que vão da computação quântica à metrologia. Como o resfriamento direto de moléculas é ainda um desafio tecnológico, uma alternativa é a criação de moléculas a partir de átomos pré-resfriados por meio de campos eletromagnéticos externos. O alinhamento e a orientação de moléculas é outro objetivo relevante que pode ser visto como passo crucial para o controle de cenários mais complexos. Por exemplo, o aumento do produto de uma reação química frequentemente requer o controle da orientação espacial das moléculas. A presente proposta tem como foco a investigação da formação de moléculas polares orientadas ultrafrias por meio de campos externos. Unindo os propósitos de formação e orientação, a proposta visa compreender a capacidade dos campos em controlar esse objetivo duplo abrindo a possibilidade para novos experimentos. Pesquisas recentes mostraram certo grau de alinhamento de moléculas formadas por fotoassociação, assim é de se esperar que o propósito do projeto possa ser alcançado. Para obter os campos de controle serão empregadas duas diferentes metodologias. A primeira baseada em controle ótimo quântico, que é uma teoria já consolidada em física molecular e crucial para o desenvolvimento de tecnologias quânticas. A segunda é baseada em aprendizado por reforço que é uma categoria de algoritmo que se insere no contexto do aprendizado de máquina em inteligência artificial. Devido à sua capacidade de resolver problemas complexos, técnicas de aprendizado por reforço têm sido aplicadas a uma grande variedade de problemas em mecânica quântica, incluindo a preparação de portas quânticas. Assim o projeto também buscará esclarecer se as técnicas de aprendizado por reforço sugerem novas estratégias de controle e como elas se comparam com o controle ótimo quântico em um problema que envolve estados de espalhamento.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)