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Cursos de licenciatura em pedagogia: concepções epistemológicas e formativas presentes na formação dos pedagogos/as e professores/as no contexto da amazônia brasileira

Processo: 24/07394-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2024
Data de Término da vigência: 30 de setembro de 2025
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Ensino-aprendizagem
Pesquisador responsável:Selma Garrido Pimenta
Beneficiário:Thaiany Guedes da Silva
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:as | as e professores | Concepções epistemológicas e formativas | Curso de Pedagogia na Amazônia brasileira | Formação de pedagogos | Formação inicial de professores e pedagogos

Resumo

Vários estudos apontam um quadro de crise nos cursos de Licenciatura em Pedagogia no Brasil, na base da qual reside a falta de clareza sobre o significado da Pedagogia e sua consequente redução à docência. Essas configurações são reforçadas pelas atuais diretrizes do curso, que se voltam prioritariamente para a atuação docente na Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental. A Pedagogia não é neutra, por essa razão, é importante compreender suas diferentes perspectivas. Dessa feita, questionamos: Quais concepções epistemológicas e formativas de Pedagogia estão presentes nos documentos normativos e no modo como os docentes concebem os diversos perfis profissionais - Pedagogo/a e Professor/a - no âmbito dos cursos de Licenciatura em Pedagogia desenvolvidos no contexto da Amazônia brasileira? Ao encontro da questão de pesquisa, este projeto adota como objetivo principal compreender as concepções epistemológicas e formativas presentes nos cursos de Licenciatura em Pedagogia, implicações, limites e possibilidades à formação de pedagogos/as e professores/as no contexto dos cursos dos estados que formam a Amazônia brasileira Especificamente visa: I - identificar as concepções epistemológicas e formativas de Pedagogia presentes nos projetos curriculares dos cursos que formam os pedagogos; II - analisar os posicionamentos adotados pelos cursos em relação à legislação vigente e a literatura da área; III - compreender como os professores percebem a finalidade formativa do curso, bem como quais concepções de Pedagogo/a possuem. No plano epistemológico, este projeto considera a Pedagogia como ciência da Educação, concepção fundamentada, no contexto nacional, por Pimenta, Libâneo, Franco, Saviani, Pimenta e Severo, Pinto, dentre outros. No âmbito internacional, dialoga com estudos, acerca da Educação e da Pedagogia na América Latina, de autores como Streck e Moretti, Freire, Lima e Pimenta, Falcão; também traz à baila teóricos clássicos da Pedagogia como Schmied-Kowarzik, Cambi e Sucholdosk. No plano metódico, configura-se como pesquisa qualitativa de cunho crítico-dialético, que se instrumentaliza a partir de dados documentais e de campo. Tem como contexto empírico nove cursos de Licenciatura em Pedagogia de universidades públicas federais (UFRR, UNIFAP, UFAM, UFPA, UFMA, UFAC, UFT, UNIR, UFMT). A análise e interpretação dos dados tem como base a técnica de análise de conteúdo fundamentada em Severino, observando as categorias dialéticas de totalidade, historicidade, complexidade, praxidade, cientificidade e concreticidade. A pesquisa sobre os cursos inseridos nos contextos das diversidades e características da região amazônica brasileira poderá trazer novos olhares para que se compreenda a concepção teórica da Pedagogia no país. Estudos similares apresentam dados referentes aos estados de Goiás e São Paulo e os que se aproximaram da região amazônica configuraram-se apenas como mapeamento a partir de dados do Inep.

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