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Tecnologia educacional a serviço da qualidade social na escola

Processo: 24/04800-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Programa Capacitação - Treinamento Técnico
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2024
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2025
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Planejamento e Avaliação Educacional
Pesquisador responsável:Mara Regina Lemes de Sordi
Beneficiário:Claudia Amoroso Bortolato
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:22/06891-3 - A construção de referentes avaliativos para o trabalho pedagógico em escolas implicadas com a qualidade social, AP.EP
Assunto(s):Escola pública
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Avaliação Institucional Participativa | escola pública | Narrativas em múltiplas linguagens | Pesquisa Colaborativa | qualidade social | Responsabilização Participativa | Trabalho pedagógico e qualidade social

Resumo

A qualidade social da escola pública implica o reconhecimento da multidimensionalidade do fenômeno educativo que nos convoca a conceber modelos alternativos de avaliação aderentes a tal complexidade. Em pesquisas longitudinais em uma rede pública de ensino, construímos uma matriz de qualidade social com onze dimensões. Consensuamos com atores de três escolas desta rede, um recorte investigativo pertinente frente aos atravessamentos da pandemia refletindo sobre eventuais repercussões nesta matriz. Elegemos como prioridade a construção de descritores das dimensões da qualidade social para referenciar a organização do trabalho pedagógico. A pesquisa colaborativa é nossa opção metodológica e envolverá a realização de oficinas de trabalho e grupos focais com os coletivos escolares, mediados pela ação integrada de pesquisadores da escola e da universidade denominados como "amigos críticos". Os dados subsidiarão a produção de um roteiro autoavaliativo, validado por experts. Este, será experimentado nas escolas participantes nos espaços em que as vivências autoavaliativas ocorrem institucionalmente, com incorporação de novos significados. Nossa hipótese é que o envolvimento das escolas na produção de novos conhecimentos, fortaleça um pacto de qualidade negociada e referencie os processos de avaliação institucional participativa, trazendo novas possibilidades para a melhoria do ensino público induzindo avanços na direção da formação humana dos estudantes, numa linha de tempo continuada e socialmente controlada. No âmbito deste projeto se desenvolverá o sub projeto Tecnologia Educacional a serviço da qualidade social cujo resumo é : Visa-se a criação de uma comunidade virtual colaborativa, podcasts, vídeos da comunidade escolare um documentário. A partir de encontros e entrevistas agendados com a comunidade escolar e das reuniões entre os agentes da pesquisa: professores bolsistas, amigos críticos e orientadoras pedagógicas e demais concernidos da escola ( estudantes e famílias) será produzido o conjunto de dados da pesquisa para a produção audiovisual. O audiovisual é tomado como uma forma de expor subjetividades de seus realizadores, uma expressão de si mesmo na busca de ser visto e/ou ouvido. Acompilação e edição deste arsenal devem nutrir a produção de um documentário sobre Qualidade Social naperspectiva dos múltiplos atores e podcasts mobilizadores da comunidade escolar.

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