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A construção de referentes avaliativos para o trabalho pedagógico em escolas implicadas com a qualidade social

Processo: 22/06891-3
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Programa Ensino Público
Vigência: 01 de fevereiro de 2023 - 31 de janeiro de 2026
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Planejamento e Avaliação Educacional
Convênio/Acordo: Secretaria de Educação do Estado de São Paulo
Pesquisador responsável:Mara Regina Lemes De Sordi
Beneficiário:Mara Regina Lemes De Sordi
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Pesquisadores associados:Adriana Varani ; Almerindo Janela Gonçalves Afonso ; Claudia Amoroso Bortolato ; Claudia Pereira de Pádua Sabia ; Geisa do Socorro Cavalcanti Vaz Mendes ; Luana Costa Almeida ; Luciane Vieira Palma ; Margarida Montejano da Silva ; Maria Simone Ferraz Pereira ; Regiane Helena Bertagna ; Renata de Fatima Gonçalves ; Rodrigo Capparelli Fonseca ; Rosangela de Souza Bittencourt Lara ; Sandra Cristina Tomaz ; Sara Badra de Oliveira
Bolsa(s) vinculada(s):23/08212-9 - A construção de referentes avaliativos para o trabalho pedagógico em escolas implicadas com a qualidade social, BP.EP
23/08325-8 - A construção de referentes avaliativos para o trabalho pedagógico em escolas implicadas com a qualidade social, BP.EP
23/08191-1 - A construção de referentes avaliativos para o trabalho pedagógico em escolas implicadas com a qualidade social, BP.EP
Assunto(s):Escola pública  Pesquisa-ação  Metodologia participativa  Instituições participativas 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Avaliação Institucional Participativa | escola pública | Pesquisa Colaborativa | qualidade social | Responsabilização Participativa | Educação

Resumo

A qualidade social da escola pública implica o reconhecimento da multidimensionalidade do fenômeno educativo que nos convoca a conceber modelos alternativos de avaliação aderentes a tal complexidade. Em pesquisas longitudinais em uma rede pública de ensino, construímos uma matriz de qualidade social com onze dimensões. Consensuamos com atores de três escolas desta rede, um recorte investigativo pertinente frente aos atravessamentos da pandemia, refletindo sobre eventuais repercussões nesta matriz. Elegemos como prioridade a construção de descritores das dimensões da qualidade social para referenciar a organização do trabalho pedagógico. A pesquisa colaborativa é nossa opção metodológica e envolverá a realização de oficinas de trabalho e grupos focais com os coletivos escolares, mediados pela ação integrada de pesquisadores da escola e da universidade denominados como "amigos críticos". Os dados subsidiarão a produção de um roteiro autoavaliativo, validado por experts. Este, será experimentado nas escolas participantes nos espaços em que as vivências autoavaliativas ocorrem institucionalmente, com incorporação de novos significados. Nossa hipótese é que o envolvimento das escolas na produção de novos conhecimentos, fortaleça um pacto de qualidade negociada e referencie os processos de avaliação institucional participativa, trazendo novas possibilidades para a melhoria do ensino público, induzindo avanços na direção da formação humana dos estudantes, numa linha de tempo continuada e socialmente controlada. (AU)

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