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Center for Innovation in Artificial Intelligence for Health (CIIA-Saúde) (Subproject: Study of Association and Prediction of Severe Psychiatric Outcomes in Children and Adolescents Using Artificial Intelligence)

Processo: 24/14918-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2024
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2025
Área de conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Ciência da Computação - Metodologia e Técnicas da Computação
Pesquisador responsável:Marco Aurelio Romano Silva
Beneficiário:Alícia Marzola Chaves
Instituição Sede: Instituto de Ciências Exatas (ICEx). Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Ministério da Educação (Brasil). Belo Horizonte , SP, Brasil
Empresa:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Instituto de Ciências Exatas (ICEx)
Vinculado ao auxílio:20/09866-4 - Centro de Inovação em Inteligência Artificial para a Saúde (CIIA-Saúde), AP.PCPE
Assunto(s):Causalidade   Inteligência artificial   Saúde mental
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:causalidade | comportamento suicida | Inteligência Artificial | Saúde Mental | Inteligência Artificial

Resumo

Segundo a OMS, 14% dos jovens entre 10 e 19 anos têm problemas de saúde mental. Depressão, ansiedade e distúrbios comportamentais estão entre as principais causas de incapacidade em adolescentes e o suicídio é a quarta causa de morte entre 15-19 anos. A falta de estudos sobre psiquiatria infantil destaca a importância de compreender os fatores de risco para implementar tratamentos adequados e precoces.Este projeto busca desenvolver novos modelos de aprendizado de máquina causais para prever automutilação e suicídio em crianças e adolescentes, utilizando inferência contrafactual para intervenções individuais. A abordagem visa superar as limitações dos estudos clínicos randomizados, que são caros, eticamente complexos e abrangem poucos casos. Além de dados demográficos e ambientais, o estudo pretende considerar dados de resposta ao tratamento e interações online, uma vez que crianças e adolescentes passam em média 8 horas/dia online.

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