Busca avançada
Ano de início
Entree

Jovens e a ciência: contribuições do projeto roses a partir das escolas rurais e urbanas da amazônia sul-ocidental brasileira

Processo: 23/15577-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de novembro de 2024
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2026
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Ensino-aprendizagem
Pesquisador responsável:Nelio Marco Vincenzo Bizzo
Beneficiário:Jair de Souza Costa
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Ensino de ciências   Educação em ciências
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:atitudes de jovens da Amazônia | educação para a biodiversidade | ensino de ciencias | estudantes da Amazônia Sul-Ocidental | interesses de jovens da Amazônia | opiniões de jovens da Amazônia | Educação em Ciências

Resumo

Esta proposta de pesquisa visa investigar os interesses, as opiniões e as atitudes de estudantes da faixa estaria de15 anos de idade das escolas do ensino fundamental II e médio da zona rural e urbana de uma localidade da Amazônia Sul-Ocidental brasileira acerca da ciência e da tecnologia. Para tal propósito, o estudo considera a experiência de pesquisa colaborativa do Projeto "The Relevance of Science Education - Second (ROSES)". É proposta a aplicação da adaptação amazônica da versão brasileira do questionário BARÔMETRO BRASIL "Os Jovens e a Ciência", a realização de análises comparativas com os dados já recolhidos em outra localidade amazônica, bem como com os resultados das aplicações brasileiras anteriores da região Norte, buscando entender as tendências dos últimos 20 anos. A pesquisa envolvendo escolas rurais é inédita na Amazônia Sul-Ocidental e possibilitará a inserção dos achados aos estudos nacional e internacional. Por fim, busca-se interpretar os resultados à luz de conhecimentos tradicionais e dos povos originários sobre a conservação e a biodiversidade. A pesquisa possui prevalência da natureza quantitativa, visto que os estudos anteriores têm optado por este tipo de abordagem. No entanto, a interpretação dos resultados lançará mão de elementos qualitativos, em especial, na seção dos itens sobre mitos e lendas da Amazônia.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)