Busca avançada
Ano de início
Entree

Utilização de líquidos iônicos baseados em aminas como catalisador na reação de transesterificação de misturas compostas por óleos de andiroba (Carapa guianensis aublet) e copaíba (Copaífera Langsdorffii)

Processo: 24/14835-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2024
Data de Término da vigência: 30 de setembro de 2025
Área de conhecimento:Engenharias - Engenharia Química - Tecnologia Química
Pesquisador responsável:Daniela Helena Pelegrine Guimarães
Beneficiário:João Vitor Leão Moreira
Instituição Sede: Escola de Engenharia de Lorena (EEL). Universidade de São Paulo (USP). Lorena , SP, Brasil
Assunto(s):Aminoácidos   Andiroba   Arginina   Biodiesel   Copaíba   Líquidos iônicos
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:aminoácidos | andiroba | Arginina | Biodiesel | Copaíba | líquidos iônicos | Síntese e Transesterificação

Resumo

A crescente demanda global por energia tem impulsionado a produção de biodiesel, um combustível renovável que reduz as emissões de gases poluentes devido à sua origem orgânica. Nesse contexto, a andiroba e a copaíba mostram-se viáveis para uso como matérias-primas em reações de transesterificação devido à presença de triglicerídeos em seus óleos, que podem ser convertidos em biodiesel. Esses processos oferecem uma alternativa sustentável para a produção de biocombustíveis, aproveitando recursos naturais renováveis da região Amazônica. No que tange ao catalisador para a reação de transesterificação, pesquisas recentes mostram que os líquidos iônicos (LIs) à base de aminas são opções mais vantajosas, devido aos menores custos e à simplicidade do processo de síntese. O objetivo do presente projeto é sintetizar o líquido iônico (LI) [N4,4,4,4][Arginina]. Após a síntese, o LI será caracterizado com relação à viscosidade cinemática, índice de refração e à sua estrutura molecular através de ressonância nuclear protônica (RNM). Em seguida, o LI será empregado como catalisador em reações de transesterificação metílica, e serão avaliados os efeitos das razões molares óleo/metanol (1:20 e 1:40) e do tipo de oleaginosa (andiroba e copaíba) sobre a porcentagem de conversão para biodiesel. A eficiência catalítica do LI sintetizado será comparada com a capacidade de conversão dos triglicerídeos em reações catalisadas por [Bmim][OH] (resultados dos projetos 2022/11043-1 e 2023/18286-0) e por catalisadores convencionais (KOH ou H2SO4, dependendo da acidez da matéria-prima). O biodiesel obtido será analisado para determinar o índice de acidez, o teor de iodo, a glicerina, o teor de umidade, o enxofre, a viscosidade cinemática e a composição média dos ésteres de ácidos graxos. Posteriormente, o biodiesel será submetido a análises físicas e químicas.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)