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Delineando percepções sobre o envelhecimento de um grupo de professores no ensino básico

Processo: 24/08832-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de novembro de 2024
Data de Término da vigência: 31 de outubro de 2025
Área de conhecimento:Interdisciplinar
Pesquisador responsável:Vania Aparecida Gurian Varoto
Beneficiário:Maira Silva Andrade
Instituição Sede: Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:23/11188-2 - Educação à cidadania: respeito aos direitos humanos ao longo da vida, AP.R
Assunto(s):Ensino fundamental e médio   Envelhecimento   Professores   Geriatria
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Educador | ensino fundamental e médio | Envelhecimento | Pessoa idosa | Professor | Gerontologia

Resumo

Introdução: O aumento do número de pessoas idosas nas sociedades já é uma realidade, transformando a temática do envelhecimento base essencial para inúmeras discussões, dentre elas para a área da educação, como um tema transversal. O processo de envelhecimento é complexo e único para cada pessoa, influenciado pelas escolhas e atitudes tomadas ao longo da vida. Dessa forma, é importante que, desde cedo, o ensino sobre as modificações que ocorrem com o envelhecer seja transmitido. A educação sobre o envelhecimento deve ser implementada nos currículos escolares para divulgar conhecimento pertinente à contribuir na perspectiva de envelhecer de forma saudável e mais positiva, desmistificando informações estereotipadas. Nesse cenário, o professor é o propulsor desse conhecimento, e por isso é importante que ele possua informações precisas e relevantes sobre o processo de envelhecimento. Para além de auxiliar na transmissão de informações, é relevante que o professor identifique e entenda junto ao processo pessoal, fatores que sejam positivos. Objetivo: Verificar as percepções do envelhecimento ativo e saudável de um grupo de professores de uma escola de ensino básico do interior paulista. Metodologia: Estudo transversal, descritivo e exploratório com fundamentos qualitativos, quantitativos e análise de conteúdo. A coleta de dados será por meio de um roteiro de campo semi estruturado, com os dados do banco de dados de uma pesquisa vinculada a esta proposta de iniciação científica. Haverá coleta e análise comparativa pré e pós intervenções sobre conteúdo sobre o envelhecimento. Os participantes serão os professores dos oitavo anos de uma escola municipal de São Carlos, interior paulista, e serão observadas características gerais dos participantes e questões sobre a dimensão humana e o processo do envelhecimento ao longo da vida. Resultados esperados: identificar o perfil dos participantes, a percepção e preparo de trajetórias ao alcance de um envelhecimento mais ativo e saudável, e comparar absorção de conhecimento após oficina sobre o tema.Palavras-chaves: Envelhecimento, pessoa idosa, ensino fundamental e médio, professor, educador.

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