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Projeto de futuro na dimensão sócio afetiva: como se constroem as percepções de alunos(as) e de professores(as) do ensino médio no Brasil e do ensino secundário em Portugal

Processo: 14/02224-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de julho de 2014
Vigência (Término): 29 de fevereiro de 2016
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Acordo de Cooperação: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Célia Regina Rossi
Beneficiário:Marilia Frassetto de Araujo
Instituição Sede: Faculdade de Ciências e Letras (FCL). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):14/20982-5 - Projeto de futuro na dimensão sócio-afetiva: percepções de professores/as e alunos/as do ensino secundário em Portugal, BE.EP.MS
Assunto(s):Formação de professores   Educação sexual   Relação aluno-escola   Ensino médio   Relações de gênero   Brasil   Portugal
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:dimensão sócio afetiva | educação para a sexualidade | Projeto de Futuro | Relações de gênero | Educação para a Sexualidade

Resumo

Este projeto busca dar continuidade e abranger a iniciação científica desta pesquisadora, financiada pela FAPESP - processo número 2011/12902-3, que objetivou compreender a construção do saber fazer docente na educação para a sexualidade em 4 escolas públicas, 02 de Coimbra - Portugal e 02 de Piracicaba, São Paulo - Brasil. O atual projeto buscará compreender como é construído o projeto de futuro na dimensão sócio afetiva por alunos(as), envolvendo questões da sexualidade em ambas as realidades, em 2 escolas públicas, 1 de Coimbra (Portugal) e 1 de Piracicaba (Brasil). Como base utilizar-se-á o enquadramento vigente nos dois países. Para Portugal, a lei nº 60/2009 de 06 de agosto regulamentada pela portaria 196-A de 09 de abril de 2010, a qual estabelece a aplicação da educação sexual nos estabelecimentos de ensino básico e do ensino secundário. No Brasil, os Parâmetros Curriculares Nacionais - PCNs (1997), que, acerca da educação para a sexualidade, tem como objetivo mediar informações e problematizar questões relacionadas ao tema. Então, através de grupo focal com os(as) alunos(as), compreenderemos como é construída para eles(as) o projeto de futuro e se são construídos ou não elementos significativos sobre o tema, espera-se uma vez que os(as) adolescentes do ensino médio tenham elementos trazidos do ensino fundamental II tanto no Brasil como em Portugal, para o entendimento da sexualidade, e para a construção de um projeto de futuro com equidade, menos preconceito e modos de exclusão, respeito às diferenças sexuais, respeito a todos e todas, indistintamente. (AU)

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Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ARAUJO, Marilia Frassetto de. Projeto de Futuro na dimensão sócio afetiva: como se constroem as percepções de alunos(as) do Ensino Secundário em Portugal e do Ensino Médio no Brasil. 2016. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Ciências e Letras. Araraquara Araraquara.

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