Busca avançada
Ano de início
Entree

Avanços na filogenômica de piolhos-baleia (Crustacea: Amphipoda: Cyamidae) por meio de elementos ultraconservados (UCEs)

Processo: 24/06934-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 15 de novembro de 2024
Data de Término da vigência: 24 de maio de 2025
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Zoologia - Taxonomia dos Grupos Recentes
Pesquisador responsável:Sónia Cristina da Silva Andrade
Beneficiário:Tammy Iwasa Arai
Supervisor: Gonzalo Giribet
Instituição Sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: Harvard University, Estados Unidos  
Vinculado à bolsa:22/13979-4 - A história evolutiva dos Piolhos-de-Baleia: de adaptações específicas à filogenia da família, BP.PD
Assunto(s):Coevolução   Filogenia
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:coevolução | Cyamidae | Filogenia | Filogenômica

Resumo

No ambiente marinho, a compreensão da dinâmica ecológica e evolutiva dos vertebrados marinhos coloca desafios inerentes. Os parasitas desempenham um papel fundamental na elucidação das complexidades dessas interações. Entre esses parasitas, os "piolhos das baleias", ectoparasitas obrigatórios encontrados nas baleias e nos golfinhos, são de particular interesse. Esses crustáceos passam por desenvolvimento direto e dependem do contato físico íntimo para colonizar novos hospedeiros. Atualmente, a família monofilética Cyamidae engloba 32 espécies distribuídas em sete gêneros e duas subfamílias, e uma única filogenia foi proposta para a família baseada em caracteres morfológicos. Com o objetivo de desvendar as adaptações genéticas à epibiose, estamos gerando o genoma de Cyamus boopis, marcando o primeiro genoma desta família. Nosso objetivo principal é aproveitar a informação genômica para projetar sondas direcionadas a elementos ultraconservados (UCEs). Desde a sua primeira aplicação, há aproximadamente dez anos, o sequenciamento de UCEs através de target enrichment emergiu como uma ferramenta indispensável em pesquisas que abrangem escalas evolutivas. Consequentemente, tem sido utilizado em vários campos, incluindo genética populacional, biogeografia histórica e história evolutiva de escalas mais profundas. Aqui propomos um estágio de seis meses em parceria com o Laboratório Giribet do Museu de Zoologia Comparada da Universidade de Harvard (MA, EUA), para projetar o primeiro conjunto de sondas UCEs para Peracarida com ênfase em piolhos de baleia. Ao integrar técnicas genéticas de ponta com espécimes frescos e preservados em museus, nosso estudo pretende reconstruir a filogenia de Cyamidae com base em UCEs. Esta abordagem promete fornecer informações sem precedentes sobre a trajetória evolutiva deste táxon enigmático e a sua intrincada associação com baleias e golfinhos.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)