Busca avançada
Ano de início
Entree

Influência da biodiversificação de culturas nos grupos funcionais da fração de carbono do solo.

Processo: 24/17979-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de novembro de 2024
Data de Término da vigência: 31 de outubro de 2025
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Ciência do Solo
Pesquisador responsável:Maurício Roberto Cherubin
Beneficiário:Gabriela Ferreira Codling
Instituição Sede: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:21/10573-4 - Centro de Pesquisa de Carbono em Agricultura Tropical (CCARBON), AP.CEPID
Assunto(s):Plantas de cobertura   Sequestro de carbono
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Mitigação de mudanças climaticas | plantas de cobertura | sequestro de carbono | Matéria Orgânica do Solo.

Resumo

O maior desafio que a humanidade enfrenta é produzir alimentos mais nutritivos para aliviar a fome global, protegendo o meio ambiente e mitigando as mudanças climáticas. Isso é especialmente relevante no Brasil, onde a agricultura é vital para a economia e o desenvolvimento social. Como líder agrícola global, o Brasil deve equilibrar o aumento da produção de alimentos com a adoção de práticas sustentáveis que reduzam o impacto ambiental e aumentem a resiliência às mudanças climáticas. A diversificação dos sistemas de cultivo por meio da incorporação de culturas de cobertura demonstrou melhorar a multifuncionalidade do solo, aprimorando processos-chave como aumento do carbono orgânico do solo (16%), nitrogênio orgânico do solo (18%), carbono orgânico particulado (53%), estabilidade de agregados (200% na camada de 0-5 cm) e atividade enzimática após três anos de manejo. O carbono orgânico do solo (SOC) desempenha um papel crucial na saúde do solo e nos serviços ecossistêmicos, com diferentes reservatórios de carbono servindo funções distintas: a matéria orgânica particulada (MOP) fornece alimento para organismos do solo, a matéria orgânica ocluída suporta a agregação do solo e a matéria orgânica associada a minerais (MOAM) garante o sequestro de carbono a longo prazo. No entanto, pouco se sabe sobre o impacto da diversificação de culturas de cobertura nos agrupamentos funcionais de frações de carbono do solo. Ao explorar os mecanismos de estabilização e sequestro de carbono vinculados à biomassa da cultura de cobertura, pretendemos entender como essas práticas influenciam a composição e a funcionalidade dos reservatórios de carbono do solo, que são essenciais para manter a saúde do solo e a sustentabilidade do ecossistema. Identificar esses grupos funcionais de carbono é crucial, pois suas propriedades e funções no solo variam com base em sua composição química. A amostragem incluirá diferentes níveis de diversificação de culturas de cobertura na região da savana, com amostras de solo coletadas de profundidades de 0-10, 10-20 e 20-30 cm. Isso testará a hipótese de que sistemas altamente diversificados (misturas de culturas de cobertura) promovem maior estabilidade de carbono e melhoram a funcionalidade de agrupamentos de carbono no solo, contribuindo para melhorar a saúde do solo e a mitigação das mudanças climáticas.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)