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ESCRE(VIVÊNCIAS) potentes na EJA e na SOCIOEDUCAÇÃO: construindo metodologias e políticas públicas para a redução da desigualdade educacional e equidade de direitos.

Processo: 24/14355-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Programa Ensino Público
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2024
Data de Término da vigência: 30 de setembro de 2025
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Debora Cristina Fonseca
Beneficiário:Daniela Cristina Lopes de Abreu
Instituição Sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Rio Claro. Rio Claro , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:23/11642-5 - Escre(vivências) potentes na EJA e na socioeducação: construindo metodologias e políticas públicas para a redução da desigualdade educacional e equidade de direitos, AP.EP
Assunto(s):Métodos de ensino   Políticas públicas   Psicologia social
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Eja | Escrevivências | Juventudes | metodologias de ensino | Politicas Públicas | Sócioeducação | Psicologia Social

Resumo

Inserida no universo da Educação de Jovens e Adultos e da Socioeducação, esta proposta de pesquisa tem por objetivo construir e avaliar, junto com escolas municipais de EJA e com o Centro de Referência Especializado emAssistência Social (CREAS), responsável pela execução de medidas socioeducativas em meio aberto, elementos para a implementação de uma política pública de acolhimento e superação das dificuldades escolares de jovens e adultos,bem como de formação de professores da educação básica de EJA e de Socioeducação. Trata-se de uma pesquisaqualitativa, longitudinal ( 4 anos) de pesquisa-ação, que será desenvolvida em parceria com a Secretaria Municipal deEducação, com quatro escolas Municipais de EJA e com o CREAS.Inicialmente será realizado um levantamentosistematizado da produção bibliográfica, na perspectiva de "Estado da arte" no que se refere às metodologias detrabalho em EJA, acompanhado de pesquisa empírica, a ser realizada em três etapas, como segue:1) levantamentodas dificuldades do processo de ensino aprendizagem e de acolhimento do público da EJA, destacando-se aquelasrelativas à juvenilização da EJA e aos jovens em cumprimento de medida socioeducativa; 2) oficinas commetodologias alternativas com o suporte da Escrevivências (Conceição EVARISTO); 3) discussão e análise dos dadosrealizada através de um questionário individual e rodas de conversa com todos os participantes da pesquisa nasetapas anteriores. Diferentes recursos serão utilizados, na perspectiva da escrevivência e da construção de potentesestratégias metodológicas, que contemplem horizontalidade em suas ações, partindo dos contextos de vivênciasdesses adolescentes, jovens e adultos, tendo como base suas próprias necessidades e histórias de vidas. Espera-secomo resultados, a produção de dados, materiais pedagógicos e subsídios para a elaboração de políticas públicas deEJA, Socioeducação e formação de professores em serviço, que possam contribuir para a equidade de direitos e paraa redução da desigualdade educacional de jovens e adultos nas escolas públicas do estado de SP.

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