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ESCRE(VIVÊNCIAS) potentes na EJA e na SOCIOEDUCAÇÃO: construindo metodologias e políticas públicas para a redução da desigualdade educacional e equidade de direitos.

Processo: 24/14274-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Programa Ensino Público
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2024
Data de Término da vigência: 30 de setembro de 2025
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Debora Cristina Fonseca
Beneficiário:Leandro Generoso Lopes
Instituição Sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Rio Claro. Rio Claro , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:23/11642-5 - Escre(vivências) potentes na EJA e na socioeducação: construindo metodologias e políticas públicas para a redução da desigualdade educacional e equidade de direitos, AP.EP
Assunto(s):Métodos de ensino   Políticas públicas   Psicologia social
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Eja | Escrevivências | Juventudes | metodologias de ensino | Politicas Públicas | Sócioeducação | Psicologia Social

Resumo

Inserida no universo da Educação de Jovens e Adultos e da Socioeducação, esta proposta de pesquisa tem por objetivo construir e avaliar, junto com escolas municipais de EJA e com o Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS), responsável pelaexecução de medidas socioeducativas em meio aberto, elementos para a implementação de uma política pública de acolhimento e superação das dificuldades escolares de jovens e adultos, bem como de formação de professores da educação básica de EJA e de Socioeducação. Trata-se deuma pesquisa qualitativa, longitudinal ( 4 anos) de pesquisa-ação, que será desenvolvida emparceria com a Secretaria Municipal de Educação, com quatro escolas Municipais de EJA ecom o CREAS.Inicialmente será realizado um levantamento sistematizado da produção bibliográfica, na perspectiva de "Estado da arte" no que se refere às metodologias de trabalhoem EJA, acompanhado de pesquisa empírica, a ser realizada em três etapas, como segue:1) levantamento das dificuldades do processo de ensino aprendizagem e de acolhimento do público da EJA, destacando-se aquelas relativas à juvenilização da EJA e aos jovens emcumprimento de medida socioeducativa; 2) oficinas com metodologias alternativas com osuporte da Escrevivências (Conceição EVARISTO); 3) discussão e análise dos dados realizadaatravés de um questionário individual e rodas de conversa com todos os participantes dapesquisa nas etapas anteriores. Diferentes recursos serão utilizados, na perspectiva daescrevivência e da construção de potentes estratégias metodológicas, que contemplemhorizontalidade em suas ações, partindo dos contextos de vivências desses adolescentes, jovense adultos, tendo como base suas próprias necessidades e histórias de vidas. Espera-se comoresultados, a produção de dados, materiais pedagógicos e subsídios para a elaboração depolíticas públicas de EJA, Socioeducação e formação de professores em serviço, que possamcontribuir para a equidade de direitos e para a redução da desigualdade educacional dejovens e adultos nas escolas públicas do estado de SP.

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