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Capacitação de psicólogos para o uso da psicoterapia baseada na internet na atenção primária: um estudo de implementação nos municípios de indaiatuba e jaguariúna

Processo: 24/15964-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado Direto
Data de Início da vigência: 01 de novembro de 2024
Data de Término da vigência: 31 de outubro de 2027
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Saúde Coletiva
Pesquisador responsável:Paulo Rossi Menezes
Beneficiário:Beatriz Helena de Souza Atti
Instituição Sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:21/12901-9 - Centro Nacional de Ciência e Inovação em Saúde Mental (CISM), AP.ESP
Assunto(s):Capacitação profissional   Intervenção baseada em internet   Terapia cognitivo-comportamental   Saúde pública
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Capacitação profissional | Ciência da implementação | Intervenção baseada em internet | Terapia cognitivo-comportamental | Saúde Coletiva

Resumo

A saúde mental é um tema crucial no estudo da saúde das populações atualmente. De acordo com o Relatório Mundial sobre Saúde Mental uma em cada oito pessoas vive com uma condição de saúde mental, representando uma prevalência global de 13% da população, sendo os transtornos de ansiedade e depressão, os mais comuns. À medida que esses transtornos são compreendidos sob a ótica de seus impactos prolongados, é crucial que estratégias de saúde pública sejam desenvolvidas de maneira eficiente e inclusiva. Integrar intervenções psicológicas nos cuidados primários é essencial para atender eficazmente às necessidades de saúde mental da população. Acredita-se que a oferta de terapias psicológicas de forma on-line possua uma série de benefícios potenciais que podem melhorar a acessibilidade e disponibilidade de tratamento baseado em evidências. No entanto, o conhecimento atual sobre a terapia cognitivo-comportamental baseada na Internet (I-TCC), implementada em ambientes de cuidados primários, ainda é limitado. Intervenções complexas, como a implementação da iTCC, envolvem e dependem da adoção de múltiplos componentes interativos, como a intervenção em si, bem como a estrutura organizacional e a formação dos profissionais. Desse modo, o presente trabalho tem como desenvolver, implementar e avaliar um modelo de educação em psicoterapia baseada na internet (I-TCC) para a capacitação de psicólogos das Unidades Básicas de Saúde nos municípios de Indaiatuba e Jaguariúna. Para isso, será realizado um estudo de implementação e efetividade híbrido do tipo II, de método misto com coleta de dados qualitativos e quantitativos. Tendo em vista a implementação da I-TCC, nos municípios de Indaiatuba e Jaguariúna por meio do aplicativo CONEMO, o presente trabalho será desenvolvido em cinco etapas: Mapeamento dos psicólogos da rede; Desenvolvimento de um treinamento em I-TCC para psicólogos das UBS; Implementação da capacitação; Supervisão dos psicólogos; Avaliação da efetividade da implementação. A capacitação será desenvolvida a partir do mapeamento das demandas dos profissionais da UBS, tendo em vista a avaliação dos conhecimentos prévios em I-TCC, as abordagens utilizadas pelos psicólogos no ambiente de trabalho e a disponibilidade dos profissionais envolvidos. A capacitação será voltada aos psicólogos das UBS e trará condutas baseadas em evidências e em boas práticas, considerando os princípios do SUS e respeitando os aspectos sensíveis à APS. Também abordará sobre o papel dos terapeutas na utilização da Psicoterapia Baseada na Internet pelos usuários das UBS. Serão incluídas 28 Unidades Básicas de Saúde (UBS) nos municípios de Indaiatuba e Jaguariúna. Os terapeutas que conduzirão a psicoterapia baseada na internet (I-TCC) pelo aplicativo CONEMO deverão possuir graduação em Psicologia, mas não necessariamente especialização em Terapia Cognitivo Comportamental. Em relação a analise dos dados, para a coleta de dados qualitativos, serão realizados grupos focais com os psicólogos em questão com o intuito de explorar as percepções e experiências dos profissionais envolvidos na implementação da capacitação. Além disso, serão realizadas entrevistas semiestruturadas relacionadas aos processos implementação. A autoavaliação dos psicólogos sobre o próprio conhecimento em I-TCC será realizada posteriormente a capacitação. Para a coleta dos dados quantitativos, os instrumentos utilizados serão elaborados no formato de formulários eletrônicos por meio do programa REDCAP, que permite a aplicação das escalas validadas e questionários de avaliação de forma online. Espera-se que a implementaçãp da capacitação seja capaz de aumentar a proeficiência sobre o uso da I-TCC no contexto da APS e o conhecimento sobre protocolos específicos de intervenção em I-TCC nos profissionais envolvidos, assim como, auxilie no aumentp da quantidade de pacientes atendidos nas UBS desses municípios em comparação ao atendimento clínico tradicional.

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