Busca avançada
Ano de início
Entree

Desenvolvimento de curvas de percentis do desempenho motor de crianças e adolescentes com doença de Charcot-Marie-Tooth.

Processo: 24/13227-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de dezembro de 2024
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2026
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Fisioterapia e Terapia Ocupacional
Pesquisador responsável:Ana Cláudia Mattiello-Sverzut
Beneficiário:Camila Fernanda de Freitas
Instituição Sede: Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Pediatria   Reabilitação   Neuropediatria
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Neuropatia Sensorial e Motora Hereditária | Pediatria | Reabilitação | Neuropediatria

Resumo

A doença de Charcot-Marie-Tooth (CMT) representa o grupo mais comum de neuropatias periféricas de caráter hereditário. Para crianças e adolescentes com CMT, a avaliação do desempenho motor e de aspectos musculoesqueléticos permite identificar o comprometimento clínico e funcional. Contudo, o comportamento de variáveis como força muscular, potência muscular, sensibilidade, destreza, equilíbrio, locomoção e deformidades distais nas diferentes faixas etárias e subtipos da doença em crianças brasileiras ainda permanece por ser explorado. Portanto, o objetivo deste estudo será criar curvas percentis de variáveis relacionadas ao desempenho motor e sistema musculoesquelético de crianças e adolescentes diagnosticados com CMT que realizam seguimento em um centro de referência. Como desfechos secundários, este estudo visa identificar variáveis sensíveis à progressão da doença. O estudo analisará as informações de 97 pacientes, obtidas a partir do banco de dados do Ambulatório de Fisioterapia para Crianças e Adolescentes com doença de Charcot-Marie-Tooth do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Serão analisados dados armazenados durante o período de janeiro de 2014 a dezembro de 2024. Para compilar os dados e construir as curvas de percentis, será usado Modelos Aditivos Generalizados para Locação, Escala e Forma (GAMLSS) com uma distribuição Exponencial de Potência Box-Cox (BCPE). Para verificar quais variáveis são mais sensíveis à progressão da CMT infantil, será calculada a Standardized Response Mean (SRM) para cada medida de avaliação e um nível de significância de 5% será adotado.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)