Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo piloto da viabilidade de uma intervenção tecnológica para sintomas de ansiedade em usuários da Atenção Primária à Saúde.

Processo: 24/00918-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de dezembro de 2024
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2025
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Enfermagem - Enfermagem de Saúde Pública
Pesquisador responsável:Heloísa Garcia Claro Fernandes
Beneficiário:Beatriz Pereira Soares
Instituição Sede: Faculdade de Enfermagem. Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:21/12901-9 - Centro Nacional de Ciência e Inovação em Saúde Mental (CISM), AP.ESP
Assunto(s):Ansiedade   Assistência à saúde mental   Atenção primária à saúde   Intervenção baseada em internet
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:ansiedade | Assistência à saúde mental | atenção primária a saúde | Intervenção baseada em internet | Saúde Mental na Atenção Primária

Resumo

Os Transtornos de Ansiedade têm prevalência significativa na população brasileira e os efeitos deste agravo de saúde mental podem prejudicar a vida cotidiana dos pacientes. No entanto, existe uma lacuna de acesso ao cuidado adequado dos indivíduos afetados pelos sintomas de ansiedade, o que causa impacto na rede pública de saúde. Dentre as possibilidades de cuidado em saúde mental, as intervenções tecnológicas têm mostrado eficácia para redução de sintomas de alguns agravos, utilizando a internet como facilitador deste acesso. Considerando isso, um estudo piloto utilizando um aplicativo de celular, o Controle Emocional (CONEMO), está sendo realizado para auxiliar indivíduos com sintomas de depressão, ansiedade e insônia em duas Unidades Básicas de Saúde de Indaiatuba, fornecendo jornadas a fim de obter melhora destes sintomas. O objetivo deste estudo, que é um subprojeto do estudo matricial supracitado, é analisar a viabilidade da intervenção do CONEMO para a melhora dos sintomas de ansiedade por meio dos dados coletados pelo aplicativo. Os participantes do estudo deverão ter 18 anos ou mais e ter resultado maior ou igual a 10 na escala de ansiedade Generalized Anxiety Disorder - 7 items - GAD-7 no rastreamento inicial. A amostra estimada é de no mínimo 30 participantes. Para análise dos dados, serão comparadas as pontuações dos usuários na escala GAD-7 antes e após as jornadas do aplicativo, para mensurar o impacto potencial do uso da intervenção, bem como a aceitabilidade, o engajamento na intervenção, a usabilidade do aplicativo e os eventos adversos, utilizando estatística descritiva, com uso de gráficos e tabelas.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)