Busca avançada
Ano de início
Entree

Regressões paramétricas, semiparamétricas e algoritmos de aprendizado de máquina

Processo: 24/10798-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Pesquisa
Data de Início da vigência: 01 de março de 2025
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2026
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia
Pesquisador responsável:Edwin Moises Marcos Ortega
Beneficiário:Edwin Moises Marcos Ortega
Pesquisador Anfitrião: Victor Hugo Lachos Davila
Instituição Sede: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: University of Connecticut (UCONN), Estados Unidos  
Assunto(s):Análise de sobrevivência   Árvore de decisão   Modelos de regressão   Validação cruzada
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Análise de Sobrevivência | Árvore de decisão | florestas aleatórias | Modelos de Regressão | validação cruzada | Estatística e Experimentação Agronômica.

Resumo

Atualmente, grandes volumes de dados são gerados provenientes de diferentes áreas de conhecimento, possuindo uma variedade de características. Neste sentido, metodologias alternativas são necessárias para acomodar de forma adequada e eficiente tais particularidades, de modo a obter-se o maior número de informações possíveis a respeito dos dados de interesse. Nesse sentido este projeto propõe-se diferentes modelos de regressão considerando a família odd log-logística generalizada-G. Estes modelos de regressão buscaram acomodar características como heterogeneidade de variâncias, relações não lineares e diferentes funções de risco. A proposta tem o objetivo de comparar o desempenho preditivo dos modelos com algoritmos de aprendizado de máquinas: árvores de decisão, florestas aleatórias, florestas aleatórias de sobrevivência e XGBoost. Propriedades estruturais das novas distribuições serão fornecidas. Aplicações serão realizadas em diferentes áreas de pesquisa (agronomia, engenharias, biologia, química, dentre outras), ilustrando a utilidade dos novos modelos. Quanto à capacidade preditiva, seu desempenho será comparado aos algoritmos de aprendizado de máquina, por meio de estudos de simulações e aplicações a dados reais.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)