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O formador de professores e o ensino de matemática na Educação Básica: constituição de oportunidades de aprendizagens profissionais para professores

Processo: 24/10161-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Pesquisa
Data de Início da vigência: 01 de fevereiro de 2025
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2025
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Ensino-aprendizagem
Pesquisador responsável:Alessandro Jacques Ribeiro
Beneficiário:Alessandro Jacques Ribeiro
Pesquisador Anfitrião: Salvador Llinares Ciscar
Instituição Sede: Centro de Matemática, Computação e Cognição (CMCC). Universidade Federal do ABC (UFABC). Ministério da Educação (Brasil). Santo André , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: Universidad de Alicante (UA), Espanha  
Assunto(s):Educação matemática   Formação de professores
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:aprendizagem profissional | educação matemática | formação de professores | Formador de professores | Educação Matemática

Resumo

A proposta de investigação visa problematizar e se debruçar sobre a temática da formação de professores, sob a perspectiva do formador de professores. Neste sentido, temos por objetivo identificar, compreender e descrever o papel e as ações do formador, ao elaborar e pôr em prática tarefas formativas que tematizem a matemática, para a promoção de aprendizagens profissionais ao professor. Essa proposta de pesquisa está relacionada e visa complementar um estudo anterior, financiado pela Fapesp-Seduc/SP, no âmbito do programa "ProEduca". Considerando-se o cenário de continuidade do estudo indicado, após dois ciclos de intervenção (2023 e 2024) fundamentados no método Design Reserch, tomaremos os dados recolhidos ao longo do referido estudo, a saber, (i) gravações em vídeo e em áudio; (ii) recolha de documentos (protocolos produzidos pelos professores e formadores, planos de ensino, e outros); e (iii) entrevistas professores e com formadores, para análise retrospectiva. Dentre os resultados pretendidos, esperamos compreender o papel e as ações de formadores de professores (papel dos recursos, orientações e objetivos) quando tomam decisões ao elaborar o design do processo formativo e ao propor aos formandos as tarefas de aprendizagem profissional e promover as discussões coletivas entre professores e formadores.

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