Busca avançada
Ano de início
Entree

Caracterização dos estilos de aprendizagem e seu impacto no rendimento escolar dos alunos do internato de uma faculdade médica

Processo: 24/13549-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de fevereiro de 2025
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2026
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Clínica Médica
Pesquisador responsável:Marcelo Rodrigues da Cunha
Beneficiário:Maria Clara Faria Flamia Diniz
Instituição Sede: Faculdade de Medicina de Jundiaí (FMJ). Prefeitura Municipal de Jundiaí. Jundiaí , SP, Brasil
Assunto(s):Educação médica   Metodologia ativa
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Educação Médica | Estilo de aprendizado | inovação metodológica no ensino médico | Internato | Metodologia Ativa | Perfil dos alunos | Educação Médica

Resumo

Introdução: Compreender os estilos de aprendizagem dos alunos no curso de medicina é fundamental para aprimorar as estratégias educacionais e garantir uma formação médica eficaz. A exaustiva grade curricular demanda métodos de ensino eficazes e adaptáveis às preferências individuais dos estudantes, promovendo maior engajamento e retenção do conhecimento. Nesse sentido, a identificação dessas preferências educacionais enriquece a experiência pedagógica dos alunos, uma vez que contribui para uma formação mais completa e satisfatória dos graduandos, além de beneficiar e fortalecer o conhecimento acadêmico no Brasil. Em especial, torna-se importante o conhecimento do perfil dos alunos do internato, já que estão na fase final do curso médico e preparando-se para o mercado de trabalho, a fim de auxiliá-los em todas as questões de assistência médica aos seus futuros pacientes. Objetivos: Avaliar os estilos de aprendizagem dos alunos do internato da graduação em Medicina na Faculdade de Medicina de Jundiaí, com o intuito de identificar o estilo de estudo desses alunos em fase final do curso médico e como esses estilos de aprendizagem poderiam influenciar no seu rendimento escolar e também na sua preparação para o exercício médico profissional mediante ao mundo do trabalho. Método: Neste estudo serão avaliados os estilos de aprendizado dos alunos do 5º e do 6º ano da Faculdade de Medicina de Jundiaí. Para isto será utilizado o aplicativo EdA (Estilos de Aprendizagem 1.0), que inclui 44 perguntas do questionário conhecido como Index of Learning Styles (ILS) de Felder-Soloman para a avaliação dos índices de estilos de aprendizado caracterizados como sensorial/intuitivo, visual/verbal, ativo/reflexivo, sequencial/global. Desta maneira, o programa EdA é uma ferramenta inovadora e muito interessante pois fornece os resultados do perfil do aluno logo após o participante responder ao questionário. Assim sendo, este estudo irá avaliar o perfil dos alunos do internato nas categorias de percepção (sensorial/intuitivo: como o indivíduo responde ao ambiente de ensino), entrada (visual/verbal: como a informação é recebida), processamento (ativo/reflexivo) e compreensão (sequencial/global: como a informação é processada). As informações adquiridas sobre o estilo de aprendizado serão comparadas com o rendimento escolar desses alunos nas disciplinas do internato de forma a determinar o impacto que o estilo de aprendizado possa refletir no desempenho acadêmico e se há alguma disciplina desse período que exige uma atenção especial em comparação com o perfil atual dos alunos do internato. Os dados obtidos serão submetidos a uma análise estatística não paramétrica para a análise dos dados, considerando o índice de significância p<0,05. Resultado esperado: Com estas informações, haverá subsídios para que a faculdade médica desenvolva novas estratégias pedagógicas aos alunos do internato, impactando diretamente no ensino, aprendizado e na formação médica desses alunos na fase final do curso médico.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)