Busca avançada
Ano de início
Entree

As novas espacialidades urbanas do capitalismo de plataforma: contribuições à Geografia partindo da inserção do iFood em São Luís (MA)

Processo: 23/18029-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de janeiro de 2025
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2028
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Geografia - Geografia Humana
Pesquisador responsável:Lindon Fonseca Matias
Beneficiário:Lucas Pinto Seixas
Instituição Sede: Instituto de Geociências (IG). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Produção do espaço urbano   São Luis (MA)   Geografia urbana
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Capitalismo de plataforma | coremática | iFood | produção do espaço urbano | São Luís (MA) | Geografia Urbana

Resumo

O bioma amazônico historicamente emerge múltiplos conflitos sócio-espaciais em função dos inúmeros interesses que se projetam em seu espaço. O Maranhão teve sua formação territorial marcada como um estado periférico e os estudos voltados à compreensão do espaço urbano na Amazônia Maranhense pouco exploram a realidade do estado, mesmo que São Luís exerça importante papel como entrada e saída da produção neo-extrativista brasileira. No cenário do capitalismo neoliberal globalizante, com a tecnologia condicionando diversos aspectos da produção do espaço, o presente projeto de pesquisa tem como objetivo avaliar as espacialidades urbanas condicionadas pela reestruturação na produção, distribuição, circulação e consumo de refeições em São Luís (MA) promovidas pela inserção da empresa iFood como agente produtor do espaço urbano. Para tal, o projeto conta com atividades compilatórias, correlatórias, semânticas e normativas. Etapas fundamentais são a construção de bases de dados georreferenciadas, representações cartográficas, uma série de trabalhos de campo e a utilização da coremática como instrumento a atribuir novos sentidos espaciais no espaço urbano ludovicense. Com base nesses elementos, o presente projeto de pesquisa busca promover conhecimento mais aprofundado sobre as dinâmicas e contradições que o capitalismo de plataforma condiciona em contextos urbanos, principalmente na periferia do capitalismo, abalizando o arcabouço teórico, metodológico e conceitual da Geografia.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)