Busca avançada
Ano de início
Entree

As relações e as condições de trabalho dos docentes da educação básica da Região Norte do Brasil: mais precários nos territórios paupérrimos e indígenas?

Processo: 24/03585-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de janeiro de 2025
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2028
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Selma Borghi Venco
Beneficiário:Isaac Pimentel Fernandes Sobrinho
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Trabalho docente   Política educacional
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:política educacional brasileira | Política Educacional no Norte do Brasil | Relações e Condições de Trabalho | Trabalho Docente | Valorização Docente | Política Educacional

Resumo

Este projeto de pesquisa tem como objetivo analisar as relações e as condições de trabalho dos e das professoras da educação básica no Norte do Brasil, com recorte nos estados do Acre e Tocantins, entre 2011 e 2026. Tem-se como hipóteses centrais: (a) esses e essas professoras estão sediados em escolas localizadas em zonas de maior vulnerabilidade social, como as rurais, indígenas, ribeirinhas e quilombolas; e (b) que governadores e prefeitos fazem uso do contrato temporário como um dispositivo de captação de votos, aspecto que compromete a qualidade da educação pública. O recorte espacial sustenta-se no indicativo de que a região abriga o maior percentual de povos originários e tradicionais e arrecada o menor Produto Interno Bruto (PIB) no país. O estudo qualitativo se inicia pela pesquisa documental, a partir da sistematização de dados estatísticos e documentos oficiais sobre a política educacional, particularmente sobre formas de contratação, via Censo Escolar (Inep), além dos planos de carreira e outros relativos à política educacional. Para, em seguida, captar as condições de trabalho, via realização de entrevistas semiestruturadas junto a esses e essas profissionais, para compreensão dos efeitos da política educacional no trabalho docente. Espera-se que os resultados do estudo contribuam com a política educacional da região, em defesa de uma educação pública de qualidade e socialmente referenciada.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)