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A memória empática das imagens: Aby Warburg e o simbolismo da forma

Processo: 24/05522-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de dezembro de 2024
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2028
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Filosofia - História da Filosofia
Pesquisador responsável:Márcio Suzuki
Beneficiário:Isabela de Vilhena Gaglianone
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Empatia   Memória   Simbolismo
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Aby Warburg | Denkraum | empatia | memória | Simbolismo | Estética e Filosofia da arte

Resumo

O presente projeto de doutorado propõe-se a investigar a construção conceitual acerca do símbolo e do simbolismo na obra de Aby Warburg (1866-1929), partindo de sua leitura do ensaio Über das optische Formgefühl [1873], de Robert Vischer (1847-1933). Foi nesse ensaio que Vischer desenvolveu sua teoria da Einfühlung (empatia, ou projeção da própria sensação corporal no processo perceptivo), no âmbito da discussão estética travada na segunda metade do século XIX sobre a simbólica da forma. Buscaremos, em um segundo momento, apresentar uma "tópica da mão" no pensamento de Warburg, baseada na polaridade que ele estabelece na conferência de 1923 entre greifen [agarrar, apanhar] e Begriff [conceito], polos entre os quais encontra-se o símbolo. Essa polaridade torna-se uma ferramenta heurística a partir de então e reaparece na introdução ao Atlas Mnemosyne, com o ato artístico produzido pela mão do artista como intervalo entre os polos - no lugar intermediário que é o do símbolo -, porque Warburg aprofunda-se cada vez mais na tarefa de considerar a obra de arte como instrumento de orientação, no cosmos celeste e no universo social: no espaço de pensamento [Denkraum].O símbolo está intimamente relacionado, para Warburg, com a história e com a memória. Buscaremos mostrar como ao longo de sua obra a Einfühlung amalgama-se à mneme para identificar a memória empática das imagens.

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