Busca avançada
Ano de início
Entree

Desenvolvimento infantil e concepção de mundo na obra de Vigotski

Processo: 24/16438-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de janeiro de 2025
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2025
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Ensino-aprendizagem
Pesquisador responsável:Eduardo Moura da Costa
Beneficiário:Gisele Bucalon
Instituição Sede: Faculdade de Ciências e Letras (FCL). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Assunto(s):Desenvolvimento infantil
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:concepção de mundo | Desenvolvimento Infantil | Vigotski | Fundamentos psicológicos do desenvolvimento humano

Resumo

O psicólogo soviético L. S. Vigotski formulou uma periodização do desenvolvimento humano calcado na relação entre a criança e o meio social, a qual tem recebido grande atenção, nas últimas décadas. Ele associou o conceito de "concepção de mundo" ou "visão de mundo" ao conceito de "personalidade", pois ambos se referem à totalidade das funções psicológicas superiores. No final de sua produção, Vigotski constatou que o conceito/significado é a célula do pensamento. Desse modo, o autor buscou demonstrar o papel do desenvolvimento dos conceitos na constituição da concepção de mundo ao longo da infância. Dado que a relação entre formação dos conceitos e a concepção de mundo são centrais na produção do autor, o objetivo do presente projeto é analisar como essa relação se estrutura na idade pré-escolar. De modo específico, pretendemos analisar como o autor define a concepção de mundo antes do aprendizado da linguagem, bem como suas explicações sobre a superação do egocentrismo infantil através do desenvolvimento dos conceitos. As obras de Vigotski serão a principal referência. Como instrumento metodológico para a efetivação da análise, serão utilizados os Procedimentos de Interpretação Conceitual de Texto (PICT). Essa metodologia visa a estabelecer as relações entre os conceitos científicos elaborados pelo autor, buscando ao máximo superar concepções do senso comum que possam interferir na interpretação. Espera-se, ao final do projeto, formular uma visão acurada da dinâmica entre o desenvolvimento dos conceitos e a concepção de mundo na idade pré-escolar.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)