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Levantamento das barreiras e facilitadores para a vigilância da violência autoprovocada no contexto escolar

Processo: 24/17861-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de janeiro de 2025
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2025
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Enfermagem - Enfermagem Psiquiátrica
Pesquisador responsável:Aline Conceição Silva
Beneficiário:Vitor Antunes Pereira
Instituição Sede: Escola de Enfermagem (EE). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Automutilação   Defesa da criança e do adolescente   Notificação compulsória   Vigilância em saúde pública
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:automutilação | Defesa da Criança e do Adolescente | notificação compulsória | Prevenção ao Suicídio | Vigilância em Saúde Pública | Saúde Mental Infanto-Juvenil e Suicidologia

Resumo

A Política de Prevenção da Automutilação e Suicídio especifica a obrigatoriedade de notificação pelos estabelecimentos de educação no intuito de fortalecer a vigilância e prevenção dos comportamentos. A vigilância em saúde possibilita monitorar ocorrências, identificar fatores de risco e implementar estratégias de prevenção, garantindo suporte adequado aos alunos vulneráveis. Entretanto, poucas ações foram visualizadas neste contexto repercutindo na baixa adesão na notificação e fragilizando o cuidado dos casos. Sabendo da importância da compreensão de influências para a implementação de práticas em saúde este estudo tem por objetivo identificar as barreiras e facilitadores para a notificação da violência autoprovocada no contexto escolar. Trata-se de estudo descritivo, exploratório, de abordagem qualitativa a partir do Theoretical Domains Framework. Este estudo integra projeto de pesquisa que identificará as barreiras e facilitadores a partir do setor da saúde, socioassistencial, proteção da infância e adolescência e educação, sendo a educação o recorte principal deste estudo. Assim, os dados serão coletados a partir de três grupos focais com 1) adolescentes matriculados em escola municipal, 2) familiares dos adolescentes, e 3) profissionais escolares da área de abrangência do município de São Paulo. Os participantes serão selecionados a partir de convite via comunicação das instituições parceiras do projeto. Os dados serão coletados a partir da gravação de áudio com posterior transcrição e análise através da Análise Temática. Os resultados têm potencial para identificar quais influências modificáveis, promovendo o direcionamento para a desenvolvimento e implementação de práticas que possam colaborar no fortalecimento da notificação, cuidado e prevenção da violência autoprovocada de crianças e adolescentes no contexto escolar.

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