Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação do efeito in vitro e in vivo de compostos de telúrio (Te) em terapia para melanoma de mucosa oral canino, com e sem associação à carboplatina.

Processo: 24/00114-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado Direto
Data de Início da vigência: 01 de novembro de 2024
Data de Término da vigência: 29 de fevereiro de 2028
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Patologia Animal
Pesquisador responsável:Maria Lucia Zaidan Dagli
Beneficiário:Érica Thurow Schulz
Instituição Sede: Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Antineoplásicos   Cães   Carboplatina   Melanoma   Telúrio   Oncologia veterinária
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Antineoplásicos | cão | Carboplatina | melanoma | Telúrio | Oncologia Veterinária

Resumo

Os melanomas de mucosa oral (MMO) são neoplasias muito frequentes e agressivas em cães. As opções de tratamento para o MMO incluem a cirurgia, a quimioterapia, a radioterapia e a imunoterapia, entretanto, recidivas e metástases são frequentes, devido à rápida evolução e resistência à múltiplas drogas (MDR). Dessa forma, novas terapias estão sendo pesquisadas e os compostos de telúrio (Te) têm demonstrado eficácia, sendo um dos mecanismos de ação a inibição de atividade das bombas de efluxo de MDR. O objetivo deste projeto é avaliar o efeito in vitro e in vivo de compostos Te em diferentes linhagens celulares de melanomas de mucosa oral canino, com e sem associação à carboplatina. Para tanto, células de MMO canino das linhagens TLM1, CMGD2 e CMGD5 serão cultivadas e tratadas com diferentes concentrações de compostos de Te em diferentes "hits" (Te-13, Te-18 e Te-24) e serão avaliadas quanto à viabilidade celular, morte celular, capacidade clonogênica e de migração e inibição de expressão da bomba de efluxo glicoproteína-P (P-gp). O(s) composto(s) que apresentar(em) melhor resultado será(ão) avaliado (s) associado (s) à carboplatina. Ensaios in vivo em camundongos imunodeficientes xenotransplantados com as linhagens de MMO caninos serão realizados com as formulações e concentrações de Te que se mostrarem promissoras, com e sem associação à carboplatina. Espera-se, desta forma, estabelecer novas terapias de precisão para estas neoplasias.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)