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O TEATRO E A ARQUITETURA: Uma investigação da peça Esperando Godot a partir da produção cenográfica do arquiteto Jorge Caron.

Processo: 24/16027-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de fevereiro de 2025
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2026
Área de conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Arquitetura e Urbanismo - Fundamentos de Arquitetura e Urbanismo
Pesquisador responsável:Amanda Saba Ruggiero
Beneficiário:Eduardo Antonio de Souza
Instituição Sede: Instituto de Arquitetura e Urbanismo de São Carlos (IAU). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Arquitetura   Cenografia   História   Teatro político
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:arquitetura | Cenografia | Esperando Godot | História | Jorge Caron | teatro político | História do teatro e da cenografia

Resumo

O "Teatro Político" é um termo defendido por estudiosos como Jacó Guinsburg e Rosangela Patriota (2011), especialmente por se tratar da arte dramática como ferramenta de oposição política, neste caso ao regime ditatorial militar da década de 1970, em que o contexto sócio-histórico do Brasil vivia os anos de terror da ditadura. A peça teatral Esperando Godot, de Samuel Beckett, é um importante exemplar do "Teatro Político" no país, em especial, a montagem de 1977, sob a direção de Antunes Filho e cenografia de Jorge Caron, constitui um estudo significativo para a compreensão do teatro brasileiro, uma vez que, foi um instrumento de luta pela democracia em momento de ampla repressão artística e ideológica, apresentando um elenco auspicioso composto apenas por mulheres. A pesquisa sistemática desta versão do espetáculo, tem como fonte primária o acervo pessoal do arquiteto Jorge Caron, atualmente sob a salvaguarda da Biblioteca do Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (IAU - USP). A pesquisa permitirá o resgate histórico do período, por meio de documentos originais que ampliam a compreensão sobre as interseções entre o teatro e a arquitetura. O legado de Jorge Caron, assim como a influência duradoura de Esperando Godot, reforçam a necessidade contínua de explorar e valorizar a união entre arte, política e sociedade. Portanto, este projeto pretende contribuir para o estudo da historiografia e da relação entre a cenografia teatral brasileira e arquitetura, além de destacar a importância do teatro como um espaço de luta e expressão cultural.

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