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Avaliação do Impacto do Efeito de Testagem Associado a Reflexão Deliberada na Acurácia Diagnóstica em Estudantes da Graduação de Medicina

Processo: 24/18713-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de janeiro de 2025
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2025
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina
Pesquisador responsável:Bruno Augusto Goulart Campos
Beneficiário:Julia Beatriz Aliscantes Silva Brito
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Médicas (FCM). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Educação médica   Raciocínio clínico
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Educação Médica | Efeito de testagem | Raciocínio clínico | Reflexão deliberada | Educação Médica

Resumo

O raciocínio clínico consiste no processo cognitivo em que o médico deve estabelecer um diagnóstico e propor uma conduta frente uma situação clínica. Esse processo é complexo e a habilidade do médico em fazê-lo implica diretamente na qualidade de atendimento ao paciente. Tendo em vista tamanha importância do raciocínio clínico, é crescente o consenso de que essa habilidade deve ser ativamente ensinada nas escolas médicas e, para isso, surgem estratégias de ensino. A reflexão deliberada (RD) é uma das estratégias educacionais eficazes para o ensino do raciocínio clínico. Ela consiste em uma ferramenta de organização do raciocínio, seguindo uma série de etapas até a escolha do diagnóstico, o que melhora a performance diagnóstica e reduz o erro médico. Durante a RD, os participantes têm a possibilidade de consultar as informações do caso clínico para a realização do passoa-passo, no entanto, existem evidências na literatura que demonstram que a recuperação ativa da informação leva a uma maior retenção do conteúdo a longo prazo, o chamado "efeito da testagem". Assim, associar a RD ao efeito de testagem pode trazer resultados promissores na melhora da performance diagnóstica em estudantes.

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