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Processo: | 24/21098-3 |
Modalidade de apoio: | Bolsas no Brasil - Iniciação Científica |
Data de Início da vigência: | 01 de janeiro de 2025 |
Data de Término da vigência: | 31 de dezembro de 2025 |
Área de conhecimento: | Engenharias - Engenharia Aeroespacial |
Pesquisador responsável: | Gabriel Pereira Gouveia da Silva |
Beneficiário: | Larissa Viana de Faria |
Instituição Sede: | Faculdade de Engenharia. Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus Experimental São João da Boa Vista. São João da Boa Vista , SP, Brasil |
Assunto(s): | Projeto de aeronaves |
Palavra(s)-Chave do Pesquisador: | aviação geral | Desempenho de Aeronaves | OpenVSP | Projeto de Aeronaves | Desempenho de aeronaves |
Resumo O projeto conceitual de uma aeronave exige um processo iterativo de definição de configuração, estimativa de desempenho a partir de desta geometria e a verificação quanto ao cumprimento dos requisitos de projeto relacionados ao desempenho. Este processo está sujeito a erros inerentes ao processo de estimativa e posteriormente o desempenho real das aeronaves projetadas deve ser medido em ensaios em voo para certificação de aeronavegabilidade e para elaboração de manual de desempenho. Reduzir o erro desta estimativa inicial permite um processo de projeto com menor quantidade de reengenharia, uma vez que as previsões feitas logo no início no projeto conceitual terão poucos desvios em relação ao resultado final do processo. Neste trabalho serão avaliadas comparativamente três técnicas de estimativa de aerodinâmica a partir da geometria da aeronave: métodos semiempíricos, baseados em dados experimentais, e métodos computacionais baseados em escoamento potencial (VLM e painéis 3D). Para esta avaliação serão utilizadas aeronaves de aviação geral cuja geometria e desempenho real possam ser obtidos através da literatura e de dados de fabricantes. As aeronaves serão submetidas aos processos de início do projeto, e o desempenho estimado teoricamente com as três técnicas distintas para modelagem de polar de arrasto será comparado com o desempenho real destas aeronaves, visando à obtenção de fatores de correção para a redução da discrepância entre desempenho estimado e desempenho medido. | |
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