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As disputas sobre os bens das igrejas na Gália e na Hispânia bárbaras (séculos VI-VIII)

Processo: 23/17486-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2025
Data de Término da vigência: 31 de março de 2027
Área de conhecimento:Ciências Humanas - História - História Antiga e Medieval
Pesquisador responsável:Marcelo Cândido da Silva
Beneficiário:Isabela Alves Silva
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:21/02912-3 - Uma história conectada da Idade Média: comunicação e circulação a partir do Mediterrâneo, AP.TEM
Bolsa(s) vinculada(s):25/06477-0 - A memória das crises políticas e dos ataques contra os bens da Igreja na Gália merovíngia e na Hispânia visigótica, BE.EP.DR
Assunto(s):Conflitos   História medieval
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Bens da igreja | Circulação de bens eclesiais | Conflitos | História Medieval

Resumo

Neste projeto, pretendo analisar a relação entre relatos de tratamento indevido dos bens das dioceses e conflitos pelo patrimônio eclesial. Meu foco se dará na Gália e na Hispânia, nos séculos VI-VIII. As igrejas episcopais se enriqueceram a partir do século VI. Segundo as leis régias, atas conciliares episcopais, histórias, hagiografias e crônicas, a finalidade do patrimônio eclesial era auxiliar os mais necessitados. As mesmas fontes apontam, contudo, para práticas indevidas sobre os bens, que poderiam envolver a sua destruição ou a sua circulação (quando o controle do patrimônio era tomado por outrem). Pretendo analisar a relação entre tais relatos e os conflitos em jogo pelos bens eclesiais, os quais podiam ocorrer dentro de uma comunidade eclesial, entre dioceses ou entre comunidades eclesiais e agentes laicos. As disputas podem ser analisadas em diferentes escalas, a nível local, regional ou suprarregional. Viso compreender também como crises políticas impactaram o fenômeno de circulação dos bens eclesiais. Na Gália, analisarei 4 textos legais régios (507-614); 12 atas conciliares (511-627), a Glória dos Mártires (590) e as Histórias (594) de Gregório de Tours; o IV Livro da Crônica de "Fredegário" (década de 660); a Paixão de Leodegário de Autun (c. 690); a Vida de Audoeno de Rouen (c. 710) e o Livro da História dos Francos (727). Na Hispânia, analisarei 11 atas conciliares (516-675); a História de Isidoro de Sevilha (c. 624); a Vida de Emiliano (c. 640) de Bráulio de Saragoça; o Livro dos Julgamentos (702); a História de Juliano de Toledo (675); a Vida de Frutuoso de Braga (fim do século VII) e As Vidas dos Pais de Mérida (680). Este projeto se vincula ao Projeto Temático FAPESP: "Uma História Conectada da Idade Média: comunicação e circulação a partir do Mediterrâneo" (HisCoMM), processo n. 21/02912-3.

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