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Perspectivas estéticas na música dos séculos XVIII e XIX: os gêneros musicais do repertório das guitarras barroca e clássico-romântica.

Processo: 24/06302-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2025
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2028
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Artes - Música
Pesquisador responsável:Mário Rodrigues Videira Junior
Beneficiário:Leandro da Conceição Gonçalves
Instituição Sede: Escola de Comunicações e Artes (ECA). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Estética da música   Musicologia
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Estética Musical | Guitarras Barrocas | Guitarras clássico-românticas | Música do século XIX | música do século XVIII | musicologia | Musicologia

Resumo

O presente projeto se centra na investigação de alguns conceitos da estética musical dos séculos XVIII e XIX, bem como estas se relacionam com as mudanças organológicas da guitarra barroca que culminaram no surgimento e estabelecimento da guitarra clássico-romântica. Como metodologia, pretendemos utilizar a pesquisa bibliográfica e documental em diferentes fontes históricas, como livros de teoria musical, métodos instrumentais e manuais de composição, que nos informem sobre as perspectivas estéticas, gerais e específicas da música das guitarras; além disso, um ponto focal será a análise do repertório composto para estes instrumentos no período, sobretudo pelo prisma dos gêneros musicais utilizados, pois estes podem revelar, além de aspectos puramente musicais e idiomáticos da prática, funções e significações da música para diferentes sociedades. Deste modo, variadas obras recolhidas de acervos digitais serão qualificadas de acordo com seu gênero, analisadas e apresentadas em suas características estruturais (como forma e fórmulas de compasso comumente empregadas), sociais (como locais de publicação, execução e finalidade) e, quando possível, estilísticas (se tratando das variações de um mesmo gênero em distintas localidades ou temporalidades). Acreditamos que por meio deste trabalho poder-se-á compreender, sob diferentes e novos enfoques, a transição e o estabelecimento da guitarra clássico-romântica no século XIX, além de trazer à discussão obras ainda desconhecidas no âmbito acadêmico brasileiro, buscando fornecer fundamentos para decisões interpretativas, no âmbito da chamada performance historicamente informada.

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