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Transição Sustentável: estratégias para implantação de ônibus elétricos no transporte urbano de passageiros no Brasil

Processo: 24/23028-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de fevereiro de 2025
Data de Término da vigência: 31 de maio de 2027
Área de conhecimento:Interdisciplinar
Pesquisador responsável:Luiz Carlos Pereira da Silva
Beneficiário:Raquel Teixeira Gomes Magri
Instituição Sede: Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação (FEEC). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:21/11380-5 - CPTEn - Centro Paulista de Estudos da Transição Energética, AP.CCD
Assunto(s):Sustentabilidade   Transição energética   Transporte público
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Capacidade da indústria brasileira de ônibus elétricos | Ônibus Elétricos | Sustentabilidade | Transição Energética | transporte público | transporte urbano de passageiros sustentável - modalidade: ônibus elétricos

Resumo

A transição para veículos elétricos é uma tendência global que visa reduzir a poluição do ar, mitigar as mudanças climáticas e promover a sustentabilidade nos transportes urbanos. No entanto, enquanto países como o Chile e a Colômbia têm alcançado sucesso na implantação de ônibus elétricos em suas redes de transporte público, o Brasil enfrenta desafios para avançar nessa direção.Este contraste levanta questões fundamentais sobre os motivos pelos quais alguns países têm conseguido implementar eficientemente ônibus elétricos em suas cidades, enquanto outros enfrentam obstáculos significativos. No contexto brasileiro, diversos fatores contribuem para essa morosidade, como infraestrutura inadequada, falta de políticas públicas claras, falta de mão de obra especializada, dentre outros impasses.Casos de sucesso no Chile e na Colômbia servem de modelos para identificar estratégias e melhores práticas a serem adaptadas e aplicadas no Brasil, especialmente considerando as características únicas de cada região. A partir dessa avaliação, almeja-se não apenas acelerar a adoção de ônibus elétricos no Brasil, mas também, fomentar a inovação, a sustentabilidade, novos modelos de negócios e o desenvolvimento econômico local desse segmento.

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