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Diagnosticando as funções sintáticas de constituintes de natureza circunstancial: elementos de análise linguística para o ensino de gramática na educação básica

Processo: 24/22133-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2025
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2025
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Linguística - Teoria e Análise Lingüística
Pesquisador responsável:Aquiles Tescari Neto
Beneficiário:Júlia Araujo Neto
Instituição Sede: Instituto de Estudos da Linguagem (IEL). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Análise linguística   Gramática gerativa
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Adjuntos adverbiais | análise linguistica | Constituintes circunstanciais | Ensino de Gramática | gramatica gerativa | linguística educacional | Ensino de gramática

Resumo

Uma das possíveis contribuições da Linguística Educacional ao ensino de gramática é o oferecimento de instrumentos diagnósticos que, com as devidas adaptações didáticas, podem colaborar na resolução de questões e problemas tratados na análise linguística escolar (Tescari Neto, 2024). O presente projeto tem dois objetivos principais inter-relacionados. O primeiro deles é o de mapear - junto à BNCC de Língua Portuguesa para os anos finais do Ensino Fundamental (Brasil, 2018) e junto a cinco livros didáticos de Língua Portuguesa do Programa Nacional do Livro Didático (2024-2027) também para os anos finais do Fundamental - objetos de conhecimento e habilidades (considerados os aspectos morfológicos e sintáticos) atinentes a constituintes de natureza adverbial: os complementos circunstanciais e os adjuntos adverbiais. O segundo objetivo é o de, de posse dessa pesquisa preliminar, fazer um rastreamento - dessa vez junto a manuais de linguística, gramáticas tradicionais e descritivas, e manuais de análise sintática - de potenciais instrumentos diagnósticos que permitam uma identificação clara das funções sintáticas exercidas por constituintes de natureza circunstancial e adverbial, diferenciando, dessa forma, adjuntos adverbiais de complementos circunstanciais. A exploração desses instrumentos vai ao encontro da habilidade EF08LP10 da BNCC (Brasil, 2018), explorada à larga em livros do PNLD. No plano metodológico, o uso desses instrumentos diagnósticos (nos moldes de "julgamentos de gramaticalidade") (cf. Chomsky, 1986) tem a vantagem de explicitar o conhecimento tácito dos alunos. Espera-se, com os resultados da pesquisa, ao oferecer elementos diagnósticos que possibilitam diferenciar constituintes de natureza circunstancial - seja como complemento circunstancial seja como adjunto adverbial -, contribuir com a agenda da Linguística Educacional e com a formação inicial e continuada de professores de língua portuguesa.

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