Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito da caracterização de superfície e de corantes alimentares na alteração de cor, dureza, rugosidade de superfície, sorção e solubilidade e resistência à flexão de uma resina para confecção de prótese total obtida por manufatura aditiva (impressão 3D)

Processo: 24/22866-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de março de 2025
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2026
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Materiais Odontológicos
Pesquisador responsável:Cláudia Helena Lovato da Silva
Beneficiário:Mariana Dâmaso de Simone
Instituição Sede: Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto (FORP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Corantes   Impressão tridimensional   Pigmentação   Propriedades   Resinas acrílicas   Prótese total
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Corantes | impressão 3D | Pigmentação | propriedades | Resina acrílica | Prótese Total

Resumo

Para obtenção de estética adequada das próteses totais obtidas por impressão 3D é indicada a caracterização da superfície por meio da adição de pigmentos resinosos. Entretanto, a literatura é escassa quanto ao comportamento desta pigmentação frente aos corantes alimentares. Dessa forma, o objetivo deste estudo é avaliar a cor, dureza, rugosidade de superfície, sorção e solubilidade de corpos de prova obtidos em resina para confecção de prótese total por manufatura aditiva (impressão 3D) com caracterização extrínseca da superfície. Para comparação, serão utilizados corpos de prova sem caracterização e uma resina acrílica termopolimerizável convencional. As variáveis de resposta serão alteração de cor, microdureza Knoop e rugosidade de superfície (n=120; 12 mm Ø x 2 mm de espessura), resistência à flexão (n=150, 65 x 10 x 3,3 mm), e sorção e solubilidade (n=120, 50 mm Ø x 0,5 mm de espessura). Todas as variáveis serão avaliadas imediatamente após a obtenção dos espécimes e após 36 dias de imersão em água (S1; n=10), café (S2; n=10), coca-cola (S3; n=10) ou vinho tinto (S4; n=10), simulando 3 anos. A cor será avaliada pelo sistema de cores Standard Commission Internationale de L'Eclairage (CIE Lab), recomendado pela American Dental Association. A rugosidade será avaliada por Microscopia Confocal a Laser (Sa), enquanto para dureza, sorção e solubilidade e resistência à flexão serão seguidas as normas ANSI/ADA Specification nº 12 (1975), ISO 20795-1:2008, ABNT NBR ISO 4287:2002, respectivamente. Os dados serão avaliados quanto à normalidade e homocedasticidade para definição dos testes estatísticos a serem utilizados, considerando um nível de significância de 95% (SPSS 22.0).

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)