Busca avançada
Ano de início
Entree

A criação como processo desejante da Educação em Ciências

Processo: 24/16953-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Pesquisa
Data de Início da vigência: 01 de janeiro de 2025
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2025
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Ensino-aprendizagem
Pesquisador responsável:Carolina Rodrigues de Souza
Beneficiário:Carolina Rodrigues de Souza
Pesquisador Anfitrião: Stuart Campbell Aitken
Instituição Sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: San Diego State University, Estados Unidos  
Assunto(s):Artes   Criação   Filosofia da diferença   Gilles Deleuze   Ensino de ciências
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Aprender | Arte | Criação | Ensino de Ciênicas | filosofia da diferença | Gilles Deleuze | Ensino de Ciencias

Resumo

Este proposta de estágio de pesquisa no exterior tem como ponto de partida, o projeto de pesquisa Novas abordagens de Ciências e Matemática na Escola: itinerários em Arte-Educação, financiamento na modalidade Ensino Público (Fapesp/SEduc 15317). Entre as ações de pesquisa foram produzidas e implementadas disciplinas eletivas na grade de algumas escolas da educação básica, em processo de co-criação com professoras bolsistas na modalidade EP. Nestas disciplinas exercitou-se as conexões entre conteúdos das tradicionais disciplinas de ciências, matemática, artes, filosofia, entre outras. A ideia foi e explorar vivências artísticas e culturais visando a uma outra formação dos estudantes focada na criação. Interessava-nos investir a criação para pensar o aprender pois, na perspectiva teórica da filosofia da diferença, pensamento e criação coexistem. Em continuidade ao movimento de pesquisa instaurado, nesse Projeto Ensino Público, venho realizando desde março deste ano na UNICAMP, um programa de Pós-doutorado, sob supervisão Prof. Dr. Antônio Carlos Amorin. O projeto se organiza em dois eixos articulados entre si. O primeiro, em fase de finalização, abrange uma pesquisa bibliográfica sobre arte e educação, que visou perseguir os estudos sobre Ciência e Arte, Educação em Ciências e Arte, Art-Science e outras nomenclaturas que aproximam Ciência e Arte na contemporaneidade. Nos interessa neste movimento entender como a Educação em Ciências tem se aproximado da Arte. O segundo eixo, alinhado ao primeiro, pretendemos desenvolver junto ao grupo de pesquisa do prof. Aitken Stuart do Departamento de Geografia e Letras da San Diego State Univeresity. Neste estágio visamos o aprofundamento teórico e desenvolvimento de ações na direção de um aprender envolvendo signos relacionados a Educação em Ciências e o aprender como experiencia de deslocamento, tendo a cartografia enquanto metodologia de pesquisa. Criar, desenvolver e cartografar oficinas visando manter relações com os signos da Educação em Ciências, assim como os signos da Arte, da Filosofia e das vidas que compõem a educação básica, são ações desejantes dessa pesquisa. Oficinas em que os objetivos existam mas possam ser embaralhados e de propriedade movediça. Pensar uma aprendizagem desejante que se dá entre o corpo do aprendiz e o signo, se baliza por uma ética, se foca na prática e se distancia de aulas expositivas em que o professor está no centro do processo e os alunos numa função passiva frente a ele. Busca-se por uma Educação criativa que toque a vida, não se limitando a reproduzir o igual e o idêntico, produto de um mundo morto. Uma educação que afirme a vida. A noção de "aprendizagem" que pauta este projeto é de experiência e sentido, e não de aprendizagem por recognição, significado, sujeitos e representação, conforme proposto por Gilles Deleuze (1925-1995). O filósofo não escreveu, efetivamente, sobre uma filosofia da educação. No entanto, o aprender é um elemento que atravessa sua filosofia, com maior destaque em duas dessas obras, focos de estudo do pos-doutorado: Proust e os Signos (2022), publicada em 1964 e Diferença e Repetição (2006), fruto de sua tese de doutorado produzida em 1968. Além dos ganhos conceituais e metodológicos, o estágio permitirá uma aproximação com o grupo de pesquisa do prof. Aitkel visando parcerias e colaborações futuras entre as nossas instituições.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)