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Adaptação universitária e construção de carreira de jovens autistas: revisão integrativa

Processo: 24/12348-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2025
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2025
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia do Desenvolvimento Humano
Pesquisador responsável:Fernanda Aguillera
Beneficiário:Sophia Bicudo Passos da Fonseca
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Adaptação   Carreira   Ensino superior
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:adaptação | autista | carreira | Ensino Superior | Orientação Profissional e de Carreira

Resumo

A transição do ensino médio para o ensino superior é marcada por diversos desafios, pois implica mudanças em vários âmbitos: pessoal, social, familiar, educacional. São evidentes as necessidades de adaptação ao novo contexto, visando pertencimento e sucesso acadêmico, o que varia em razão de recursos e habilidades de cada estudante. O interesse pela temática é crescente com a democratização do acesso ao ensino superior no país, mas é pouco explorada junto a públicos específicos, como as pessoas neurodivergentes, acompanhando tendência mais ampla. Ainda que a prevalência do Transtorno do Espectro Autista (TEA) esteja aumentando nos últimos anos, somente 2% dos estudos existentes sobre autismo pesquisam adultos e raramente exploram questões relativas à educação e carreira. Paralelamente, a área da Orientação Profissional e de Carreira tem sido desafiada a proposições mais inclusivas e atentas à diversidade. A partir destas lacunas, essa revisão integrativa da literatura objetiva analisar a produção científica dos últimos dez anos sobre adaptação universitária e construção da carreira de jovens autistas, em busca de perspectivas para intervenção, em face da reformulação do DSM em 2014. Busca verificar facilitadores e desafios da adaptação universitária de jovens autistas, bem como identificar iniciativas de assistência e/ou apoio a eles em instituições de ensino superior, especialmente nas fases de ingresso e transição para o mercado de trabalho. A investigação se baseará no método PRISMA. Serão consultadas as bases de dados Eric, PubMed, Scielo, JSTOR e Scopus, usando combinações de descritores: (autismo OR TEA) AND (ensino superior OR universidade) e, posteriormente, as mesmas AND (carreira). As buscas serão realizadas nos idiomas português, inglês e francês.

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