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Evidências de validade do BBT-Br: um estudo com universitários

Processo: 13/00041-9
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de julho de 2013 - 30 de junho de 2015
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Fundamentos e Medidas da Psicologia
Pesquisador responsável:Lucy Leal Melo-Silva
Beneficiário:Lucy Leal Melo-Silva
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Pesquisadores associados:Sonia Regina Pasian
Bolsa(s) vinculada(s):13/19062-6 - Evidências de validade do BBT-Br: um estudo com universitários, BP.TT
Assunto(s):Avaliação psicológica  Testes psicológicos  Orientação vocacional  Interesses profissionais  Estudantes universitários 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Avaliação psicológica | BBT-Br | Interesse | Orientação Profissional | validade | Orientação Profissional

Resumo

A intervenção em Orientação Profissional objetiva promover o desenvolvimento da carreira com vistas a decisões autônomas das pessoas, auxiliando-as na construção de suas vidas pessoais e de trabalho. Dentre as técnicas que podem ser utilizadas pelo psicólogo, nos processos de Orientação Profissional e de Carreira, estão os instrumentos de avaliação psicológica, desde que apresentem adequadas características técnicas e científicas. Nesse sentido, este projeto de pesquisa focaliza o Teste de Fotos de Profissões - BBT-Br, tendo como objetivo investigar sua aplicação em adultos universitários. A relevância está em diversificar a população estudada com o BBT-Br, uma vez que grande parte das pesquisas existentes com este instrumento restringe-se a adolescentes do Ensino Médio. Serão convidados a participar da pesquisa cerca de 800 universitários em final de curso, de ambos os sexos, cursando graduação em oito áreas de formação (conforme áreas da CAPES), em instituições públicas e privadas de Ensino Superior. Os instrumentos serão aplicados coletivamente em sala de aula, a saber: (a) um questionário socioprofissional; (b) uma escala de comprometimento com a carreira; e (c) o BBT-Br. Em princípio, serão realizadas análises estatísticas descritivas e inferenciais, a seguir análise qualitativa de estudos de caso de diferentes áreas. Espera-se, com o presente projeto, contribuir para a ampliação e o aprimoramento da produção do conhecimento no contexto de procedimentos de intervenção em Orientação Profissional, mais especificamente em relação aos instrumentos de avaliação psicológica no domínio dos interesses. (AU)

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