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Identificação dos estilos de aprendizagem dos alunos do programa de iniciação científica e inovação tecnológica de uma faculdade médica

Processo: 24/23657-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2025
Data de Término da vigência: 31 de março de 2026
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Clínica Médica
Pesquisador responsável:Marcelo Rodrigues da Cunha
Beneficiário:Pietra Atencia Crunfle
Instituição Sede: Faculdade de Medicina de Jundiaí (FMJ). Prefeitura Municipal de Jundiaí. Jundiaí , SP, Brasil
Assunto(s):Educação médica
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Educação Médica | Estilos de Aprendizagem | Metodologia Ativa de Ensino | Pesquisa Médica | Educação Médica

Resumo

Introdução: A compreensão dos estilos de aprendizagem dos alunos de medicina é crucial para adaptar as estratégias educacionais às necessidades individuais e otimizar a retenção de conhecimento. Sendo assim, a exigente grade curricular da medicina exige uma adequação da metodologia de ensino a ser utilizada pela instituição baseada na preferência de aprendizagem de seus alunos. Entretanto, torna-se necessário também conhecer o estilo de aprendizado dos alunos da medicina que realizam ou realizaram pesquisas de Iniciação Científica e de Inovação Tecnológica visto que é uma lacuna a ser preenchida dentro das pesquisas que envolve educação médica voltada ao estudo do perfil atual do aluno de medicina e sua repercussão no rendimento acadêmico intra e extraclasse. Objetivos: Caracterizar os estilos de aprendizado dos alunos que realizam ou realizaram pesquisas de Iniciação Científica (IC) e de Inovação Tecnológica (IT) da Faculdade de Medicina de Jundiaí. Método: Nessa pesquisa serão avaliados o estilo de aprendizado dos alunos que participam ou que já participaram de pesquisas de IC e IT e para isto será utilizado o aplicativo EdA (Estilos de aprendizagem 1.0) que conta com 44 perguntas do questionário conhecido como Index of Learning Styles (ILS) de Felder-Soloman para verificação dos índices de estilos de aprendizagem. Desta maneira será avaliado o perfil desses estudantes pesquisadores nas seguintes categorias: percepção (sensorial/intuitivo, avalia como o indivíduo responde ao ambiente de ensino), entrada (visual/verbal, avalia como a informação é recebida), processamento (ativo/reflexivo, avalia como a informação é processada) e compreensão (sequencial/global, avalia como o indivíduo entende a informação). Os dados obtidos serão submetidos a uma análise estatística não paramétrica para verificar o tipo de perfil mais predominante entre os alunos pesquisadores. Resultado esperado: Com estas informações, haverá subsídios para que tal faculdade médica se torne uma instituição de grande relevância na produção do conhecimento científico, além do aprimoramento a formação de futuros médicos voltada a pesquisa, essencial a formação acadêmica do estudante.

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