Busca avançada
Ano de início
Entree

O Desenvolvimento Sustentável na Amazônia Maranhense: Proposta de Indicadores e Análise Multidimensional segundo a Agenda 2030 (ONU)

Processo: 24/02361-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado Direto
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2025
Data de Término da vigência: 30 de setembro de 2027
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Geografia - Geografia Humana
Pesquisador responsável:Lindon Fonseca Matias
Beneficiário:Thiago de Azevedo Cunha
Instituição Sede: Instituto de Geociências (IG). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Ciência cidadã   Geoprocessamento   Sensoriamento remoto
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Citizen Science | Geoprocessamento | Índice de Desenvolvimento Sustentável | Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável | Sensoriamento Remoto | Geoprocessamento

Resumo

A segunda metade do século XX foi marcada pela ascensão de preocupações relacionados à interação entre sociedade e natureza, que culminaram na proposta do conceito de Desenvolvimento Sustentável (DS) e, posteriormente, na Agenda 2030 e seus 17 Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável (ODS). Nesse contexto, a proposta de metodologias capazes de analisar, mensurar e monitorar o DS, em suas distintas realidades e demandas, é necessário, visando embasar a elaboração de políticas públicas e ações de gestão e planejamento do território que visam essa abordagem de desenvolvimento. Apesar dessa importância, técnicas elaboradas para isso, como índices de DS, não são capazes de mensurar de maneira eficaz essa abordagem de desenvolvimento em escala local e regional, por estarem fundamentados em metodologias elaboradas para a escala global e nacional. A partir disso, este projeto de pesquisa tem como objetivo analisar a dinamicidade do DS da Amazônia Maranhense, propondo e aplicando uma metodologia para cálculo e representação espacial, que subsidiará uma discussão acerca da conjuntura do DS da área de estudo. Para isso, será proposto um índice fundamentando em dados ambientais, econômicos e sociais, obtidos por meio de técnicas de Sensoriamento Remoto, abordagens de Citizen Science e fontes secundárias. Serão aplicadas técnicas estatísticas de Análise de Componentes Principais (ACP) e revisão de literatura com a metodologia PRISMA (Principais Itens para Relatar Revisões Sistemáticas e Meta-análises) para embasar a discussão teórica e, por fim, será proposta uma técnica de representação espacial, baseada em Sistemas de Informação Geográfica (SIG), para demonstrar como o DS manifesta-se na área. A partir disso, serão gerados resultados que, junto do arcabouço teórico-metodológico da Geografia e de áreas análogas à temática da pesquisa, auxiliarão na discussão acerca das características, possibilidades e entraves ao DS da área de estudo. A escolha pela Amazônia Maranhense provém da intensa degradação socioambiental ocorrida nessa extensão do bioma, mesmo com sua importância regional, nacional e global, criando uma realidade que demanda intervenções. Portanto, este projeto visa contribuir para que as ações de planejamento e gestão possam utilizar o índice no processo de elaboração de políticas públicas, orientada ao DS e aos ODS, assim como para o avanço de pesquisas na Geografia e em estudos relacionado ao DS e bioma amazônico.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)