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Projeto Égide: Violência, educação e vigilância em Escolas do Município de Campinas - Ensino infantil - Naed Leste

Processo: 24/19582-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Programa Ensino Público
Data de Início da vigência: 01 de fevereiro de 2025
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2026
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Administração Educacional
Pesquisador responsável:Lucas Catib de Laurentiis
Beneficiário:Marcela Pergolizzi Moraes de Oliveira
Instituição Sede: Escola de Ciências Humanas, Jurídicas e Sociais (EHJS). Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMP). Campinas , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:23/10005-1 - Projeto Égide: Violência, educação e vigilância em Escolas do Município de Campinas, AP.PP
Assunto(s):Avaliação institucional
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Avaliação Institucional | Direitos humanos e ambiente escolar | Direitos Humanos e Políticas Públicas | prevenção de violência | Violência em escolas | Políticas públicas e ambiente escolar

Resumo

Em face de o Projeto de Pesquisa tratar do Programa Égide (Estratégia Integrada Contra Incidentes emEscolas) que implica política pública idealizada no âmbito da Prefeitura Municipal de Campinas (SP),com colaboração das Secretarias de Segurança Pública e de Educação, a participação de professoresbolsistas integrantes da rede pública municipal de educação de Campinas constitui contributo singularpara o seu desenvolvimento e para as escolas pertencentes à referida rede de educação. Ressalta-seque no município de Campinas, as escolas estão distribuídas em cinco regiões, sendo que a SecretariaMunicipal de Educação (SME) atua por meio dos Núcleos de Ação Educativa Descentralizada (NAEDs), oque favorece a implantação de política educacionais no referido município. Entre as ações do Projetoestão incluídos análise de dados, entrevistas e mapeamento do público alvo, catalogação e análise dematerial normativo incidente e comparação com experiências similares implantadas no Brasil ou noexterior. Com base nessas ações, as atividades perspectivadas a serem realizadas pelos professoresbolsistas incluem leituras indicadas pelos pesquisadores, participação nas reuniões realizadas durante avigência do Projeto, colaboração na produção, sistematização e análise de dados que constituaminsumos para o desenvolvimento de uma cultura de paz e política de segurança nas escolas. O resultadofinal pretendido implica a participação dos professores bolsistas na organização de relatórios eproduções científicas que expressem a melhoria de qualidade da educação básica, qualidade de vida eproteção de direitos humanos dos grupos focais que implicam os resultados almejados pelo projetoÉgide.

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