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Uso de espaços ecológicos e operacionais para disseminação coletiva da educação am-biental e processos aplicados ao tratamento de águas e efluentes

Processo: 25/00512-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2025
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2027
Área de conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química
Pesquisador responsável:Ailton Jose Moreira
Beneficiário:Luciana Santana de Aquino Nogueira
Instituição Sede: Instituto de Química (IQ). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:22/06219-3 - Desenvolvendo e disseminando novas tecnologias para remediação ambiental de contaminantes emergentes, AP.GR
Assunto(s):Educação ambiental   Educação continuada   Poluição ambiental
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Educação Ambiental | Espaços públicos para capacitação | formação continuada | Poluição Ambiental | Tratamento de água e efluentes | Educação Ambiental

Resumo

O desconhecimento social dos processos básicos de tratamento de água e efluentes leva a um comportamento coletivo prejudicial à aplicação dessas tecnologias. Para minimizar esses danos, ações de educação ambiental baseadas em atividades práticas têm se mostrado favoráveis. Assim, o objetivo deste projeto é investigar o impacto que ações de educação ambiental e de difusão de tecnologias têm sobre a consciência coletiva e a formação continuada de professores do ensino regular. Para tanto, um espaço ecológico e uma estação de tratamento de esgoto, ambos localizados no município de Gavião Peixoto-SP, Brasil, serão utilizados para visitas de alunos e da comunidade em geral, com o objetivo de disseminar conhecimentos sobre contaminantes emergentes, em especial. Professores da rede pública de ensino serão capacitados neste projeto para disseminar a prática nas escolas municipais e/ou estaduais e um bolsista TT-3 será capacitado para atender as demandas de visitas monitoradas e coleta de dados experimentais. Ao final do projeto, o impacto em termos de sensibilização dos alunos, da comunidade em geral e dos professores capacitados será quantificado por meio dos produtos gerados, do progresso educacional e da participação coletiva da comunidade.

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