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Literacia em saúde e autoeficácia da população brasileira e espanhola com doenças reumatológicas e suas respectivas diferenças

Processo: 25/00339-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2025
Data de Término da vigência: 31 de outubro de 2025
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Fisioterapia e Terapia Ocupacional
Pesquisador responsável:Paula Regina Mendes da Silva Serrão
Beneficiário:Gabriel Bernardi dos Santos
Supervisor: Maria Gine-Garriga
Instituição Sede: Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: Universitat Ramon Llull, Espanha  
Vinculado à bolsa:23/07043-9 - Efeitos de um protocolo de estratégias de autogestão em saúde sobre aspectos biopsicossociais de indivíduos com doenças reumatológicas: ensaio clínico randomizado controlado simples cego, BP.DR
Assunto(s):Brasil   Espanha   Letramento em saúde   Reumatologia   Fisioterapia
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Brasil | Espanha | Letramento em Saúde | Reumatologia | Fisioterapia

Resumo

As doenças reumatológicas são condições que podem ser degenerativas, autoimunes ou inflamatórias, afetando o sistema osteoarticular, músculos e outros órgãos, impactando a funcionalidade e a qualidade de vida. Por meio da educação em saúde, o tratamento dessa população pode garantir melhores desfechos em saúde; no entanto, o nível de letramento deve ser considerado para que essa intervenção seja eficaz. A literacia saúde se torna crucial na formação e compreensão das condições de saúde dessa população, enquanto o nível de autoeficácia parece ser uma variável importante que determina a maneira como o indivíduo acredita que pode realizar ações específicas e que estas podem gerar bons resultados. A relação entre essas variáveis ¿¿pode interferir diretamente na maneira como esses indivíduos são tratados, para garantir que propostas de diferentes intervenções de educação em saúde sejam mais eficazes. O objetivo deste estudo é avaliar o nível de letramento em saúde e autoeficácia em pacientes com doenças reumatológicas na Espanha e comparar esses resultados com a população brasileira com as mesmas condições. Este é um estudo observacional transversal a ser realizado na Universidade Ramon Llull, onde os resultados de letramento em saúde e autoeficácia serão avaliados usando o questionário Newest Vital Sign e a Escala de Autoeficácia Geral Percebida. Participarão do estudo indivíduos de ambos os sexos, maiores de 18 anos e diagnosticados com doença reumatológica. O estudo garantirá a confidencialidade dos dados e seguirá os princípios éticos com a submissão do projeto ao comitê de ética da instituição. Para análise dos dados, a distribuição estatística dos dados, homocedasticidade e esfericidade serão inicialmente verificadas usando os testes de Shapiro-Wilk, Levene e Mauchly, respectivamente. Será realizada análise de regressão linear simples para investigar a influência da alfabetização em saúde (variável independente) e autoeficácia (variável dependente). Além disso, a comparação entre voluntários de ambos os países será realizada usando o teste Qui-quadrado para variáveis ¿¿categóricas e o teste de Mann Whitney para variáveis ¿¿quantitativas. Será adotado um nível de significância de 5% (p ¿ 0,05) para todas as análises.

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