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A comunicação ecológica de Mario Perniola: Do sex appeal do inorgânico aos ecossistemas digitais

Processo: 24/09224-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2025
Data de Término da vigência: 30 de abril de 2027
Área de conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Comunicação - Teoria da Comunicação
Pesquisador responsável:Massimo Di Felice
Beneficiário:Enea Bianchi
Instituição Sede: Escola de Comunicações e Artes (ECA). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Comunicação ecológica | Ecologias Digitais | Mario Perniola | pensamento ecológico | Pós-Humano | Transorgânico | Estética e Filosofia da Comunicação

Resumo

Partindo da estética e da teoria da comunicação do filósofo italiano Mario Perniola, este projeto explora os estudos sobre ecologias digitais que surgiram no contexto cultural brasileiro. Plataformas e arquiteturas digitais estão dando origem a formas inéditas de habitar o espaço urbano, bem como moldam novos imaginários coletivos, relações sociais e formas de comunicação. Ao mesmo tempo, a alteração do ecossistema do nosso planeta está produzindo consequências duradouras, que afetam a nossa e as futuras gerações. Esses desenvolvimentos ampliam a ideia de sociedade e comunidade tradicional ocidental, limitada apenas à espécie humana e inadequada para enfrentar as questões prementes e os desafios trazidos pelas mudanças de nossa contemporaneidade. O pensamento de Mario Perniola debruçou-se longamente sobre a relação entre entidades humanas e não humanas, produzindo uma série de chaves interpretativas para reposicionar o ser humano no planeta (Perniola, 2016, 2010, 2008, 2005). Tendo isso em vista, este projeto discutirá o conceito de "sex appeal do inorgânico", que pode ser entendido, sustentamos, como uma alternativa à tradição metafísica ocidental e capaz de fornecer chaves de pesquisa inovadoras para refletir sobre a relação entre ecologia e tecnologias comunicativas. Os estudos publicados nos últimos anos no âmbito da teoria da mídia, da filosofia da comunicação e das ciências ecológicas (Baitello Junior, 2010; Di Felice, 2020, 2017; Borges Junior, 2023; Santaella 2010; 2023; Kopenawa & Albert, 2016; Albert & Kopenawa, 2023; Krenak, 2020; Sztutman, 2019, entre outros) mostram como no contexto brasileiro parece haver um interesse por formas alternativas de comunicação que procuram entender de modo complexo a relação entre humanos e não humanos. Esta pesquisa pretende realizar um panorama sobre essas referências, de modo a ampliá-las e articulá-las às reflexões comunicativas e estéticas de Perniola a fim de pensar uma teoria da comunicação alternativa àquelas formuladas no bojo da matriz epistêmica ocidental.

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